
"Eu deveria fazer mais."
"Eu deveria dar conta."
"Eu não posso falhar."
Se você se reconhece nesses pensamentos, talvez esteja convivendo com um padrão de autocobrança excessiva.
Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), entendemos que a forma como interpretamos nossas experiências influencia diretamente como nos sentimos e agimos.
Pessoas muito autocríticas costumam acreditar que seu valor depende do desempenho, dos resultados ou da aprovação dos outros. Quando algo não sai como planejado, surgem sentimentos de frustração, culpa ou inadequação.
Mas será que você exige dos outros o mesmo nível de perfeição que exige de si?
Muitas vezes, a cobrança excessiva não leva a melhores resultados. Ela leva ao desgaste, à ansiedade e à sensação constante de nunca ser suficiente.
Talvez o desafio não seja fazer mais.
Talvez seja aprender a se tratar com a mesma compreensão que oferece às outras pessoas.





