
Você tem 10 dias para fazer uma tarefa, então leva 10 dias para iniciar e terminar em pouquíssimo tempo. A pressão de ter que entregar te da uma falsa sensação de energia repentina.
Então você se culpa por não ter começado antes, quando tinha mais tempo. Então vem a ansiedade, a crença de incapacidade e a certeza de que nunca vai conseguir sair desse ciclo de procrastinação.
A verdade é que você ainda não entendeu o que te leva a ser assim, quais pensamentos que você tem que fazem você achar que não precisa realizar aquela tarefa "agora".
As vezes a tarefa é chata, sem graça, ou simplesmente voce não ta com vontade de fazer, então é aí que você precisa ter uma atenção, nem sempre vamos estar motivados para fazer algo, entender que a motivação não é o principal para fazer as coisas já é o primeiro passo para a mudança.
Procrastinar é algo natural do ser humano, quanto mais tempo você tem, mais tempo leva para fazer o que precisa ser feito.
A Lei de Parkinson:
E isso não sou eu que to dizendo. Segundo a Lei de Parkinson, "o trabalho se estende para preencher o tempo determinado para a sua conclusão"
Então a tendência é que você espere o último momento para concluir uma tarefa. O segredo é criar uma rotina que te possibilite utilizar o seu tempo da melhor forma possível.
As vezes você está superestimando o tempo que você tem, e isso acaba te levando a acreditar que fazer em outro momento vai ser mais fácil.
A verdade é que a procrastinação te da uma falsa sensação de alívio imediato, como se você tivesse se livrado momentaneamente daquela tarefa que muitas vezes é chata.
Então quando chega o momento de realmente precisar fazer, a ansiedade e a sensação de desespero pode vir junto, aí você percebe que só adiou o desconforto e não de fato se livrou dele.
O que fazer?
Rotinas e planejamentos podem ser úteis, te ajudando a gerenciar seu tempo. Mas para isso, é necessário ajustar hábitos e entender como seus pensamentos podem estar relacionados com esse comportamento.
A psicoterapia pode ser uma grande aliada nesses momentos.





