top of page

Transtorno de Personalidade Borderline em Mulheres

O Transtorno de Personalidade é diferente de outros transtornos mentais como depressão ou ansiedade. Ele afeta a maneira como a pessoa...

Feb 18, 2024

Mariana Mejan

O Transtorno de Personalidade é diferente de outros transtornos mentais como depressão ou ansiedade. Ele afeta a maneira como a pessoa pensa, se comporta e se relaciona com os outros. O Transtorno de Personalidade Borderlaine, TBP, se caracteriza por padrões instáveis de relacionamento, impulsividade, sentimentos intensos e mudanças de humor repentinas. Além disso pode haver uma sensação de vazio e medo intenso de abandono. Além disso, a pessoa pode ter uma visão distorcida de si mesma e dos outros, isso pode levar a comportamentos perigosos como uso excessivo de álcool ou drogas, compulsão alimentar, automutilação e até tentativas e suicídio.


Muitos vezes esses transtorno é confundido com com o Transtorno Bipolar ou até mesmo com problemas de comportamento, mas na verdade é uma condição psiquiátrica que precisa de tratamento específico.


Essa condição afeta 2% da população e é mais frequente em mulheres, representando 75% dos casos diagnosticados e essa explicação pode ser bastante complexa que levam desde busca maior por ajuda e assim mais diagnóstico, como alguns fatores que demonstro abaixo:


  • Fatores biológicos: Alterações hormonais, como as que ocorrem durante o ciclo menstrual ou a menopausa, podem influenciar a regulação emocional e aumentar o risco de TPB.

  • Fatores genéticos: Evidências sugerem que a predisposição genética ao TPB pode ser herdada, e as mulheres podem ter uma maior predisposição genética do que os homens.

  • Fatores psicológicos: Experiências traumáticas, como abuso físico ou sexual, negligência ou abandono, podem aumentar o risco de TPB em mulheres.

  • Fatores sociais: Fatores sociais, como a pressão para se encaixar em padrões de beleza irreais ou a discriminação de gênero, podem contribuir para o desenvolvimento de TPB em mulheres.


Outro dado importante observado é que infelizmente, muitas vezes o diagnóstico para esse transtorno pode ser tardio na maioria dos casos, e os motivos podem ser, por ser um transtorno de personalidade pode ser confundido como um "traço de personalidade" da mulher, que pode ser caracterizada como uma mulher difícil ou sensível demais ou também pode receber tratamento equivocado, como transtorno de humor, por ter características parecidas ou até mesmo depressão, ansiedade e assim não receber o tratamento adequado.


Muitas vezes, essas mulheres são rotuladas como "dramáticas" ou "muito intensas", mas além disso, é importante, é importante que familiares e amigos se informem sobre o assunto e ofereçam apoio e compreensão. Mulheres com Transtorno de Personalidade Borderlaine tem muito a oferecer e merecem ser aceitas e amadas como são.


É importante ressaltar que esse transtorno não é uma escolha ou uma fraqueza pessoal. É importante buscar ajuda para fazer um diagnóstico e é necessário procurar um profissional de saúde mental e passar por uma avaliação criteriosa. O tratamento geralmente envolve terapia e, em alguns casos, medicação. Lidar com o transtorno pode ser muito desafiador, e é importante ter uma rede apoio.


Se você se identifica com esses sintomas, não medo ou vergonha de buscar ajuda.


Conte comigo, para ajudar, você não precisa passar por isso sozinha.


Agende sua consulta!


Mariana Mejan

Psicóloga Clinica - Especializada em Mulheres

CRP: 06/ 92638

Whatsapp: 17 9 9662-6989

Perfil Terappia:  www.terappia.com.br/psi/mariana-mejan

Site: www.marianamejanpsicologa.com.br






Últimas publicações desse Terappeuta

bottom of page