
"O adolescente se decepciona quando percebe que seus pais também são submetidos ao sistema. Não são mais todo-poderosos." Jean-Jacques Rassial
Na infância, vemos nossos pais como super-heróis,sempre com respostas, sempre no controle, sempre certos. Ocupando o lugar de “suposto saber".
Já na adolescência, a cena muda. O jovem percebe que seus pais também erram, também têm limites, também estão submetidos às regras do mundo.
A decepção com a imagem dos pais pode ser intensa, mas também abre espaço para o autoconhecimento e a construção de um eu mais consciente.
Aceitar a humanidade dos pais é aceitar a nossa.
Perceber que eles não são heróis nos permite olhar para nossas próprias limitações, desejos e escolhas.
Crescer traz consigo essa grande decepção de perceber que nossos pais não sabem de tudo, que também erram e que, assim como nós, estão submetidos às regras do mundo. Na nossa infância, eles ocupam esse lugar do "suposto saber" um lugar psíquico onde acreditamos que tudo podem, tudo sabem e tudo resolvem. Ja adolescência, esse mito cai. E, por mais doloroso que seja, essa queda abre espaço para algo essencial, que é a construção da própria autonomia!!
♥️e é justamente na análise, que nós aceitamos a humanidade dos pais e encontramos a nossa ♥️
Quer começar esse processo? Me chama no link do perfil!





