Você não pode se curar se continua fingindo que não está machucado
- Letícia Moreira
- 17 de mar.
- 2 min de leitura
A cultura do "homem não chora" e "chorar é sinônimo de fraqueza" está afogando muita gente por dentro. Elas estão se afogando nas suas próprias lágrimas reprimidas, nas próprias emoções que foram impedidas de serem liberadas. Você consegue imaginar conter um oceano inteiro dentro de uma represa? Não? Então por que deixar tudo aí dentro te esmagar, gritar para sair?
Muitas vezes temos a concepção errada do que é ser uma pessoa forte, que lida bem com os sentimentos e com as situações e que faz tudo isso sem chorar, sem demonstrar vulnerabilidade, isso porque essa pessoa que idealizamos não existe. Desde criança estamos tentando entender nossas emoções e sentimentos, sendo ordenados a controlar nossos sentimentos e a "engolir o choro", mas nem mesmo esses adultos sabem se quer gerenciar seus comportamentos, sentimentos e emoções.
Não há, na verdade, emoções boas ou ruins, são apenas sinalizadores e motivadores. A raiva, por exemplo, te faz agir. Já a tristeza pode te paralisar e te fazer refletir sobre algum momento, alguma perda. A felicidade te traz satisfação, prazer, você está se sentindo satisfeito com seus comportamentos e as situações da vida.
Você continua dizendo que está bem, mesmo sentindo turbilhões dentro de você. E você usa tanto essa mentira com outras pessoas, tentando parecer "forte" e acaba caindo na própria mentira. Você passa a acreditar no seu fingimento. Até que... você não consegue mais liberar tudo o que está aí dentro de você de forma saudável, liberando tudo de pouco em pouco, você simplesmente explode tudo de uma vez. Sentimentos. Comportamentos exacerbados para determinada situação. Emoções completamente descontroladas...
Não há necessidade de tentar enfrentar tudo o que está aí de uma só vez, se você se condicionou assim tantas vezes a reprimir. Comece identificando o que você sente em alguma ocasião (medo, alegria), escreva em um diário tudo o que não consegue expressar em palavras (esse vai ser um encontro seu com você, apenas), procure ajuda de um psicólogo se não conseguir lidar com tudo sozinho(a), se permita sentir. Você ainda é humano(a).
Letícia Raya Moreira
Psicóloga - CRP 06/199780
Instagram: @psicocentrismo
Whatsapp: (13)997994818
Meu perfil no Terappia: https://www.terappia.com.br/psi/let%C3%ADcia-raya-moreira
תגובות