top of page

5 linguagens do amor

O conceito das 5 linguagens do amor, foi pesquisado e descrito pelo Conselheiro Matrimonial Gary Chapman, em seu livro de mesmo nome, lançado nos anos 90. Gary chegou a conclusão que existem diferentes modalidades de expressar o amor. Sendo elas: Toque Físico, Tempo de Qualidade, Atos de Serviço, Palavras de Afirmação e Presentes.



Palavras de Afirmação: Para estes indivíduos, o amor é sinônimo de palavras de incentivo, elogio e fortalecimento. Ao escutarem palavras que focalizam seus aspectos positivos e expressões de apreciação por suas qualidades, se sentem valorizados e motivados. Busque encorajar por meio de palavras de apoio, focalizando nas características físicas e de personalidade dessas pessoas.

Atos de Serviços. Para algumas pessoas, cuidado com a casa, com os filhos, com os estudos e com os negócios, são considerados como um grande ato de amor. Para estas pessoas é fundamental, que estes atos de serviço não precisem ser solicitados, mas que sejam ofertados voluntariamente. Pois, “um gesto vale mais que mil palavras.”

Tempo de Qualidade: Nesse estilo de demonstração de amor, as pessoas tendem a valorizar a qualidade do tempo que dispõe junto das suas figuras de apego. Independente de investimento financeiro ou local especial. O importante é a presença integral, estando presente no momento presente. Demonstrando interesse pelo que é dito, compartilhando o olhar e a apreciação das belezas da vida.

Presentes: Existem ainda, as pessoas que sentem a necessidade de ver a expressão de amor materializada ou traduzida, por meio de presentes. Não sendo necessário grandes investimentos financeiros, mas sim, a lembrança, o cuidado e o afeto depositado no presente. Vale uma flor colhida no caminho de volta para casa, um bilhete deixado na agenda pela manhã.

Toque Físico: As pessoas que apresentam esse estilo de demonstração de amor, descrevem a necessidade do contato físico, onde há o toque na pele. Essas pessoas se sentem validadas quando são tocadas, caminham de mãos dadas, recebem abraços, beijos, afagos, ou mesmo quando recebem (ou oferecem) colo.


Faça terapia


E você conseguiu identificar sua linguagem do amor? E a linguagem do amor, da pessoa que você ama?


Anna Gabriela Sousa

Psicóloga : CRP 01/24940

Insta: annapsicologiaa

Whats: (61) 99339-5940


14 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page