top of page

5 passos para dormir melhor

Algumas queixas de cansaço, irritação, dispersão e ansiedade chegaram durante meus atendimentos.


A primeira coisa que procurei saber foi como estava o sono desses pacientes, e todos, sem exceção, mostraram maus hábitos que atrapalhavam completamente a qualidade desse sono.


Presta atenção: Ninguém consegue manter uma rotina intensa de trabalhos e estudos se antes não fazem o básico direito. Quer alcançar algum objetivo importante? Então comece do princípio.


Quer descobrir como? Então segue os 5 passos abaixo:


1- Jogue a cortina blackout no lixo.

A luz natural serve como um relógio que te lembra a hora de acordar. Se você evita que essa luz chegue até os seus olhos, logo não saberá a hora para acordar. Qual a consequência? Acorda mais tarde, e dorme mais tarde porque não tem sono.

OBS: Se você acorda antes do sol nascer, procure se expor assim que possível por, pelo menos, 20 minutos.


2- Cafézinho da tarde depois das 15h está proibido!

A meia-vida da cafeína é de 6 horas, mais ou menos. Isso significa que, se você toma aquele cafézinho de lei com bolo depois das 15h, 6 horas depois o corpo ainda vai sentir os efeitos.

Não invente de me dizer que só consegue dormir depois de tomar uma xícara de café. Você sabe que está acordando cansado, disperso, irritado e até mais ansioso. Você sabe, e eu também sei. Estou de olho.


3- Tire cochilos de apenas 30min.

Bateu aquele soninho pós-almoço? Ou sente a mente e corpo cansados? O cochilo de 30min é o suficiente para restaurar sua energia e atenção para o restante do dia.

Se você passa dos 30min, pode chegar no sono profundo, e isso vai prejudicar o sono da noite. E, olha só, presta atenção: O sono da noite é o mais importante.


4- A cama é para dormir.

O cérebro gosta de fazer associações. Se você está trabalhando/estudando em cima da cama, depois de um tempo pode acontecer duas coisas:

1. Vai sentir sono enquanto estiver trabalhando/estudando;

2. Não vai conseguir dormir direito porque tem a sensação de que está num ambiente de trabalho/estudos.


5- Diminua a luz branca e estímulos que despertem o seu sistema de alerta durante a noite.

Já percebeu que você fica com aquela sensação de aconchego em ambientes com luz amarela? É porque ela estimula a produção de melatonina, aquele hormônio do sono. Por isso que o ideal é ter essa luz na sala e nos quartos da casa.

Aproveitando o conchego que a luz amarela traz, evite estímulos que te deixem em alerta, como assistir um filme de guerra, ou ouvir músicas muito animadas. O ideal mesmo é assistir algo mais leve, ou ler algum livro que não exija tanto do seu raciocínio.


Se você conseguir seguir esses passos, eu te garanto que o seu sono será outro.


Tchau irritação, estresse, ansiedade, cansaço, dispersão e dores de cabeça.



_________________________________________


Maria Caroline Maia Brasil Pinheiro

Psicóloga | CRP: 17/6951

Instagram: @carolinemaiabrasil

8 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Não se deixe iludir...

olá meu nome é Roberta Mendes sou psicóloga e Psicopedagoga. Não se deixe iludir.. Se você está em um relacionamento amoroso e essa pessoa quando deseja te ter começa a te agradar do nada, e você pe

bottom of page