top of page

5 sinais de que você está em um relacionamento abusivo


Um relacionamento abusivo é quando uma pessoa da relação tem um poder e controle excessivo sobre o outro. Desse modo, a relação se torna abusiva quando uma das pessoas utiliza o poder para manipular e controlar o outro para benefícios próprios e de seu interesse. Isso inclui, humilhações, agressões verbais, culpabilização de tudo na vítima, controles de roupas, vigilância de redes sociais, proibição de amizades e violência física.


Às vezes, é muito difícil identificar que está em um relacionamento abusivo, devido a manipulação sofrida, as crenças e culturas enraizadas sobre o amor e a visão deturpada de que relacionamento abusivo só acontece quando há violência física.


A seguir, irei listar 5 sinais que vão te ajudar a identificar se está vivenciando um relacionamento abusivo:


  1. Manipulação Emocional

Sabe quando diz o que sente e sua fala é tirada de contexto e distorcida? E que a culpa é sempre sua? E ainda te faz acreditar que quem precisa mudar é você? Então, isso é manipulação emocional.


2. Afastamento de outras pessoas


Disfarçado de cuidado e preocupação, o parceiro vai te afastando, te proibindo de conversar ou ver amigos e familiares, para que suas necessidades e energia seja concentradas somente nele, para sentir que depende dele.


3. Dependência Emocional


O abusador te faz acreditar que você só será feliz com ele, que só ele pode te amar e que nunca irá achar uma pessoa que te ama como ele. Isso é mentira!


4. Baixa autoestima


Isso inclui, humilhações, xingamentos, diminuição de conquistas, zombar, te inferiorizar. Isso faz com que não se sinta mais capaz, te faz duvidar de si mesma e não se sentir suficiente.


5. Excesso de "amor"


Frases faladas do tipo: "Eu sei o que é melhor para você", "Eu só faço isso pelo seu bem e para te proteger" são comuns em relacionamentos abusivos. Além disso, o ciúmes excessivo, de vigiar as redes sociais, te perseguir e depois dizer que "quem ama, cuida!". Isso faz, para te controlar, te ter por perto e como propriedade.


Se você se identificou com esse post procure ajuda psicológica para fortalecer sua autoestima, desenvolver autoconhecimento e fortalecer seu emocional.


Psicóloga Larissa Montina

CRP: 08/32927

Instagram: @psilarissamontina








53 visualizações1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page