top of page

A comunicação no relacionamento afetivo e sua importância.

Atualizado: 4 de mai. de 2023



A habilidade de comunicação está entre os principais ingredientes que fazem os relacionamentos funcionarem. Melhorar as habilidades do casal para expressarem seus pensamentos e emoções, além de ouvir o outro com eficácia, é uma das formas mais comuns a serem trabalhadas na terapia.




Ao se falar em relacionamento, como o próprio nome diz, compreende-se que é estar numa relação. Para o Dicionário Aurélio online (2017), relacionamento significa uma “ligação afetiva ou sexual entre duas pessoas”.

Dessa forma, em um relacionamento amoroso, os parceiros são atraídos por uma diferença que os fazem aproximar-se um do outro, querendo estar próximo dessa pessoa, fazendo de tudo para estar ao lado desta. É quando se fala que se "está apaixonado". (Eliseu & Cascaes,2017).


Geralmente, nos momentos em que os parceiros entram em desacordo, se torna mais difícil analisar as resoluções de um problema de maneira calma e ponderada, com isso o diálogo podem se tornar hostil e agressivo. Porém, como sujeitos ativos, possuímos controle sobre o nosso comportamento e com o auxilio da terapia podemos trocar esses comportamentos negativos por comportamentos que vão interferir positivamente no relacionamento.


É importante que você, como parceiro(a), monitore os seus pensamentos sobre engajar-se nesse comportamento, a fim de evitar ressentimentos que podem ser transmitidos de outra forma, como por exemplo, por meio de comportamentos passivos-agressivos.



A Terapia Cognitivo Comportamental promove a capacidade de identificar pensamentos automáticos para mudar as concepções distorcidas ou extremas sobre o seu parceiro e sobre si mesmo, que são associados à sua resposta emocional e comportamental negativa que sabotam seu relacionamento.


A comunicação é o pilar dos relacionamentos e sem esta podem ocorrer situações mal interpretadas, pelo fato de seus parceiros não compreenderem realmente o que seus cônjuges querem lhe transmitir, podendo gerar inclusive , o término da relação.


Podemos perceber que a comunicação, quando acontece de forma efetiva, em que os parceiros compreendem-se na relação, o relacionamento melhora bastante e os parceiros se tornam mais satisfeitos e felizes. (Eliseu & Cascaes,2017).


Se você sente que precisa de ajuda em seu relacionamento, busque um psicólogo! Você não está sozinho(a)!


Anna Gabriela Sousa

Psicóloga : CRP 01/24940

Instagram: @psiannagabriela

WhatsApp: (61) 99339-5940 Meu link no Terappia: anna-gabriela-rodrigues-de-sousa



Dúvidas comuns:

22 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page