top of page

Afinal, o que é psicoterapia?


O processo de psicoterapia é um espaço de confiança criado a partir do encontro entre duas pessoas, a psicóloga e a/o cliente, com o foco na escuta clínica e no acolhimento, sendo garantidos o sigilo das informações e o não julgamento por parte do profissional. A partir da relação que vai ser construída, é possível refletir sobre aspectos da vida, como:


·         Relações interpessoais: familiares, profissionais, afetivas, de amizade;

·         Processos internos: autoestima, confiança e segurança em si mesmo/a;

·         Decisões de vida, mudanças de cidade/estado/país, lutos, novos ciclos;

·         E tantos outros... Me diga você, o que mais te incomoda atualmente?


Todos essas questões nos atravessam desde que nascemos e ao longo da nossa trajetória existencial, que nem sempre é equilibrada. É comum que algum dos pontos citados acima tragam sentimentos por vezes difíceis de lidar, como tristeza, angústia, raiva, medo, decepção, preocupações extremas, que podem ocasionar sintomas depressivos, ansiosos, de instabilidade de humor, prejuízos nas relações sociais e tantos outros.


Desta forma, a psicoterapia é um espaço que pode te ajudar a lidar com essas questões para que você viva de forma mais harmônica, reconhecendo os pontos de maior fragilidade, que te impedem de se sentir bem, para encontrar rearranjos possíveis na relação com você mesma/o e com as pessoas ao seu redor, e assim promover a saúde mental!


Mas não se engane: a terapia não é capaz de acabar imediatamente com todos os seus problemas e te fazer se sentir feliz todos os dias! Não existe uma solução mágica e instantânea. Os processos que nos constituem, bem como nossos padrões de comportamentos e sentimentos, foram construídos ao longo da vida, e portanto, são várias etapas para identificá-los e superá-los.


Para ilustrar: imagine que você é um artista lapidando uma pedra de mármore, mas possui apenas duas ferramentas, que já estão desgastadas. Juntos, você e a/o psicoterapeuta irão identificar quais são as melhores ferramentas precisam para conseguir o resultado que você deseja.

O artista é você, o responsável por criar uma bela obra, a partir do seu desejo e criatividade! O processo não será fácil e exigirá de você comprometimento e dedicação, mas com o auxílio da psicoterapia, o esperado é que você construa uma caixa de ferramentas personalizada capaz de fazer todos os tipos de detalhes, e lidar com os imprevistos que surgirem no processo.


Vamos juntas/os?

9 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Não se deixe iludir...

olá meu nome é Roberta Mendes sou psicóloga e Psicopedagoga. Não se deixe iludir.. Se você está em um relacionamento amoroso e essa pessoa quando deseja te ter começa a te agradar do nada, e você pe

bottom of page