top of page

Os cinco pilares de uma relação

Atualizado: 26 de jan. de 2022



Um relacionamento, independente de qual ordem (romântica, amizade, familiar, etc), é construído por cinco pilares essenciais. Assim, para que um relacionamento seja saudável, é recomendando buscar a construção desses pilares.


• Amor: todo mundo sabe o que é amor, ou ao menos acha que sabe. O amor em si é uma emoção que leva uma pessoa a desejar o bem e a proteger seu objeto de afeto; é você prezar, gostar e querer estar perto. Logo, tendo amor em uma relação, acaba formando intimidade, carinho e parceria/companheirismo.


• Respeito: em relações de igualdade, em que não há uma hierarquia de poder, o respeito é um sentimento de estima pela pessoa. Quando há respeito, há lealdade, honestidade e admiração. E sem isso, uma relação não é saudável.


• Confiança: é uma crença que se caracteriza pela intenção de aceitar a vulnerabilidade, com base em crenças otimistas a respeito das intenções ou do comportamento do outro. É acreditar, confiar, estar e se sentir seguro, quando em um relacionamento.


• Conversa assertiva: dizem que o diálogo é importante em um relacionamento, e realmente é, mas não qualquer diálogo. A comunicação assertiva é quando a pessoa expressa o que sente pontualmente, repassando suas emoções e pensamentos sem gerar conflitos, julgamentos ou agressões. Dentro desse pilar, também está incluso você compreender o outro, a forma que se expressa e sua linguagem do amor. Numa relação, não adianta apenas ter um diálogo, mas sim uma conversa em que você e o outro possam se entender e se compreender.


• Individualidade/Liberdade: antes de estar em uma relação, somos seres individuais e completos, com nossos desejos, vontades e necessidades. Uma relação não pode te restringir, subtrair ou até mesmo fazer com que você perca sua essência. Você deve e pode ter sua vida, independente da pessoa; ela está lá para te somar, não te completar.


Para que um relacionamento seja saudável, os 5 pilares devem estar em equilíbrio e existir. E lembre-se, você já é uma pessoa completa, ache e fique com alguém que te some, não que te subtraia ou "complete".

Marcella Barbosa Mannarelli

Psicóloga CRP: 06/170384

Contato: (18) 997248484

Instagram: @mah.psi

E-mail: psicoterapeutama@gmail.com

Informações: linktr.ee/psimah


35 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

sou egoísta por impor limites?

Definir limites: implica em tomar decisões centradas em você que não prejudiquem o próximo objetivo : se relacionar melhor com o mundo isso não é egoísmo

bottom of page