• Terappia

Como controlar crises de ansiedade


Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), informam que o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. 9,3% dos brasileiros tem algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população, então, entenda primeiramente que você não está sozinho, muitas pessoas sofrem desse mal, mas felizmente com o tratamento adequado, é possível se ver livre das crises e viver muito bem.


As crises, que podem ser leves, moderadas ou agudas, sintomas como falta de ar, tontura, aperto no peito, sensação de desmaio, vômitos, náuseas, inquietação e taquicardia são comuns nos relatos de grande parte dos pacientes. Essas crises, costumam ser agravadas por pensamentos negativos, que poluem o imaginário do paciente acometido pela condição ansiosa e costumam acompanhar os sintomas. São pensamentos como medo de morrer, de ter a sensação de infarto, do medo de estar sozinho e que ninguém estará perto para ajudar ou o medo de não dar tempo de chegar a um hospital. O desdobramento é que o indivíduo passa a gerir seu comportamento baseando-se no medo de uma nova crise, e assim, pode passar a evitar lugares fechados, ficar sozinho em algum lugar por temer que algo terrível poderá lhe acontecer e assim desenvolvendo transtornos de ansiedade das mais diversas ordens.


A ansiedade poderá vir por diversas causas, caberá a você identificar quais são os gatilhos que disparam as suas crises. Controlar os seus pensamentos é uma das formas de se conter as crises ansiosas e não permitir que o pânico o domine e paralise, assim reduzindo os seus sintomas, voltando em poucos minutos ao seu estado normal. Respirar fundo, de maneira a sentir o movimento do ar entrando e saindo do seu corpo, concentrar-se em pensamentos positivos pode ser uma excelente estratégia, como usar técnicas de relaxamento, como a criação de imagens mentais de lugares ou momentos agradáveis da sua memória, onde você deverá concentrar-se nos seus sentidos, aromas, sensações e sons agradáveis que o ajudem a relaxar e fazer com que a crise passe.


Existem muitos aplicativos feitos para produzir sensações de relaxamento, disponíveis na Play Store ou na Apple Store. Esses aplicativos emitem sons e imagens que lhe proporcionam uma sensação de bem estar. Em caso de necessidade, use um fone de ouvidos, deite-se, feche os olhos e ouça até que os sintomas passem.


Infelizmente, boa parte da população só busca ajuda de um psicólogo quando esses sintomas passam a ser incapacitantes e influenciam na sua vida pessoal e profissional, ou causam sérios prejuízos em diversas outras áreas. Para evitar, recomendamos que, ao perceber os primeiros sintomas de ansiedade, procure um profissional, não deixe para amanhã ou depois. O time do Terappia está aqui, pronto para lhe acolher no seu momento mais difícil e te ajudar a encontrar o caminho de uma mente saudável.


Fique bem!


#terappia #psicologiaonline #terappiaonline #psicólogo #psicóloga #ansiedade #depressão #tratamento #psicologia #transtornosmentais




Fontes:

https://sindjustica.com/2020/05/27/brasil-tem-maior-taxa-de-transtorno-de-ansiedade-do-mundo-diz-oms/#:~:text=O%20Brasil%20%C3%A9%20o%20pa%C3%ADs,5%2C8%25%20da%20popula%C3%A7%C3%A3o.





15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo