top of page

Como enfrentar um medo ?

O medo é um sentimento natural e necessário para a sobrevivência humana, ou seja, não devemos fugir dele. No entanto, ele pode se tornar debilitante quando passa governar a nossa vida.




Muitas acontecimentos podem gerar essa emoção, desde ver uma susto até uma ameça de assalto. O cérebro é ativado involuntariamente quando sofre tais estímulos estressantes, liberando substâncias que disparam o coração, tornam a respiração ofegante e contraem os músculos. Essa é a denominada reação de luta ou fuga, afinal, o medo está associado ao instinto de sobrevivência.

O medo é uma emoção normal, que continuará existindo e evitando que você se exponha a grandes riscos, no entanto, em alguns momentos é possível trabalhá-los para que eles não te impeçam de viver e se relacionar com as pessoas. Se você tem medo de altura, falar em público ou andar de avião, que tal começar agora a mesmo a superá-los para que não se tornem impeditivos em sua vida?

Segue algumas dicas para superar o medo :


1-Conheça e aceite seu medo:Uma vez que você reconhece e aprende mais sobre o que teme, você ganha controle sobre ele e consegue pensar em maneiras de administrar esse sentimento.

2-Escreva sobre eles:A escrita é uma ferramenta poderosa para organizar os seus pensamentos, emoções e medos. Já experimentou escrever sobre aquilo que te provoca calafrios no meio da noite? Não precisa mostrar para ninguém se não quiser, apenas escreva como uma forma de aliviar o que você sente em relação aos seus medos.

3 - Pensamentos positivos:Tente não viver dentro de um looping negativista. É muito mais fácil encarar os seus medos sob uma ótica pessimista: “nunca vou superar”, “é difícil demais”.

4-Promova a positividade em sua vida :Se você tem medo de se relacionar, liste os lados positivos de estar em um relacionamento. Se você tem medo de se arriscar, liste as possíveis consequências positivas de deixar a segurança de lado por um instante. Esse exercício ajuda você a mudar o foco da negatividade e adoçar a vida com sentimentos e pensamentos agradáveis, o que não costuma acontecer quando se tem medo.

5-Faça terapia:Se você tentou e não conseguiu superar seus medos, saiba que a terapia é uma forma útil de fazer isso. A razão para você ter medo pode estar enraizada em acontecimentos negativos do passado.


Se você sente que precisa de ajuda para lidar com o medo ?

Busque um psicólogo!

Você não está sozinho(a)!


Anna Gabriela Sousa

Psicóloga : CRP 01/24940

Insta: psiannagabriela

Whats: (61) 99339-5940



19 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Não se deixe iludir...

olá meu nome é Roberta Mendes sou psicóloga e Psicopedagoga. Não se deixe iludir.. Se você está em um relacionamento amoroso e essa pessoa quando deseja te ter começa a te agradar do nada, e você pe

bottom of page