top of page
Foto do escritorAlana Neves

Como sair do sofrimento no trabalho?


O trabalho é categoria central que concebe ao homem enquanto ser social, modificar e ser modificado pela natureza, sendo o ato de trabalhar o próprio produto das suas relações sociais.

.

A centralidade do trabalho influencia diretamente na mobilização subjetiva do trabalhador, ou seja, a forma como o trabalho é dividido e realizado pode ser fonte de prazer e/ou sofrimento. Quando as divisões do trabalho não permitem que o trabalhador desenvolva sua autonomia, ocorre o encontro do fracasso com o real- o sofrimento aparece. Em muitos casos o trabalhador não vê caminhos para falar de seu sofrimento.

.

Através da psicanálise, que aponta novas formas de entender seu sofrimento, o trabalhador tem a possibilidade de reformular posturas e reavaliar a forma de relacionar se, ele passa a se escutar e até mesmo entender o que o faz ficar nesse ambiente adoecedor. Assim, o sujeito tem a possibilidade de sair da queixa e colocar-se em ação!


A Psicanálise significa permitir que o paciente elabore o saber inconsciente que nele está, não em forma de profundidade, mas em forma de um câncer. (Lacan (1974)


Alana Neves

Psicóloga CRP03/17487

@psi_alananeves



14 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page