top of page

Como superar um término de relacionamento?

É normal se sentir triste e perdido após o fim do relacionamento. Os psicólogos esclarecem que um término é um período difícil da vida, que pode fazer com que você questione suas crenças fundamentais.




Afinal, compartilhar tempo, sentimentos e experiências com outra pessoa e, depois, romper essa ligação, pode ser muito doloroso. De acordo com os psicólogos, dados demonstram que grande parte dos transtornos psicoemocionais e doenças tem relação com o fim de relacionamento.

Mas apesar do sofrimento, é possível superar este processo. Para isso, é necessário esforço e algumas mudanças comportamentais para seguir adiante e ter a plena recuperação de seu estado de tranquilidade emocional.

Aceitar as emoções

Não importa como foi o término: se foi conversado, se houve traição, se acabou o amor, se a outra parte simplesmente descobriu que não queria mais etc. A ausência da pessoa, pelo menos nos primeiros dias ou semanas, vai ser, de algum modo, marcante e gerar sentimentos novos.

Praticar o autocuidado

Enquanto você se abre para aceitar todas as sensações e emoções negativas ocasionadas pelo término do namoro, também é válido preencher o vazio deixado pelo outro com um ingrediente poderoso e necessário: o amor-próprio.

O sentimento de culpa pelo rompimento da relação pode até surgir no início, mas ele deve ser substituído aos poucos pelo autocuidado. Quem era você fora ou antes do relacionamento? Essa pessoa está precisando de carinho e atenção.

Buscar apoio e acolhimento de pessoas queridas

Por mais que a dica anterior seja eficaz, às vezes é difícil se reconstruir na solidão — e tudo bem! Nesse sentido, vale a pena contar com o apoio de amigos e familiares queridos, que estão ao seu redor para acolher e cuidar, sem julgamentos.

Respeitar o tempo de cura

Aqui está, talvez, a dica mais valiosa quando se trata de superar um término de namoro. Afinal, muitas pessoas tendem a fechar os olhos para a situação e fingir que nada aconteceu como se quisessem apagar as lembranças e memórias da relação passada.

Não ter medo de buscar ajuda profissional

Agora, se o processo de superar o término de namoro estiver muito difícil, é válido procurar ajuda profissional. A psicologia traz ferramentas como a Terapia Cognitiva Comportamental, que dá a oportunidade de você conversar sobre o que houve com alguém que realmente tem preparo para ouvir e acompanhar sua evolução.


Anna Gabriela Sousa Psicóloga : CRP 01/24940 Insta: annapsicologiaa Whats: (61) 99339-5940 #ansiedade #psicologia #terapia #psicoterapia #ansiedadegeneralidade #medo #psicologia #psicólogo #fobia #depressão #relacionamentos #terapiadecasal #relacionamentos



3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

O processo de luto

Há quem diga que o luto só é passado por quem perdeu um ente querido, mas será que o luto, está atrelado apenas a perdas físicas de pessoas? O luto significa perda, seja ela qual for. Toda perca impli

bottom of page