top of page

Como tirar férias trabalhando como psi em consultório?

Atualizado: 24 de abr. de 2023


Falar sobre férias em relação ao trabalho autônomo não é pouca coisa. Tirar férias, para uma psicóloga que trabalha somente em consultório, significa ter que se ausentar naquele período, significa não receber dinheiro naquele tempo, significa não ter um substituto para fazer seu trabalho e até mesmo o fechamento da empresa consultório. A palavra "empresa" é pouco usada no campo da psicologia em relação ao consultório particular, mas vejamos:


EMPRESA, um substantivo feminino, que designa, entre outros significados, trabalho, tarefa para a realização de um objetivo; empreendimento.


Não fazemos isso? Não trabalhamos e temos um objetivo com o trabalho? E quando falamos de trabalho, falamos de direitos, deveres, férias, dinheiro, contratos... E tudo se interliga, por isso, quando falamos de férias, vem logo em primeiro plano a questão do dinheiro. E é aí que fica difícil o momento das férias para muitos de nós.


Não temos a pretensão de ensinar como você deve tirar férias, não sabemos o que funciona para você, mas queremos trazer aqui pontos importantes para pensarmos nas férias.


O primeiro deles é a organização financeira. Precisamos nos organizar para que, naquele período de afastamento e do não pagamento das sessões, tenhamos uma renda (um dinheiro guardado para essa finalidade), assim como no trabalho CLT, que já estabelece uma organização prévia para garantir o dinheiro das férias.


Outro ponto importante, e mais que isso, ético, é falar sobre as férias com os pacientes, combinar como vai ser esse período, quando vai ser o período e caso eles queiram falar sobre isso, que eles tenham o próprio espaço da sessão para isso. Porque é um rompimento breve do tratamento deles.


Um último ponto é "pausar para poder continuar". A frase é até bonitinha e clichê, mas também é significativa. Precisamos de pausas, precisamos de descanso para que possamos continuar no percurso. Também somos corpos, corpos que se cansam, que têm limites e que precisam de descanso.


Não há passo-a-passo e uma regra delimitada para tirar suas férias, mas vemos que existem pontos importantes para serem pensados. Precisamos que a gestão financeira da clínica seja falada, que as férias também façam parte do nosso trabalho. E pensar sobre esses pontos que elencamos pode ser um começo. O que acham? Vocês tiram férias? Como é por aí?


Mayane Pinheiro

Psicóloga CRP: 04/64611

Instagram: @percurso.psi

Meu link no Terappia: mayane-keith-lima-pinheiro


16 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Não se deixe iludir...

olá meu nome é Roberta Mendes sou psicóloga e Psicopedagoga. Não se deixe iludir.. Se você está em um relacionamento amoroso e essa pessoa quando deseja te ter começa a te agradar do nada, e você pe

bottom of page