Dia Internacional do Idoso e o Modelo Buurtzorg

Atualizado: 1 de out. de 2021

No dia 1º de outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso! Então, para comemorar esta data, nada melhor do que compartilhar o que é "Buurtzorg". Buurtzorg é uma lição que a Holanda dá para o mundo sobre o envelhecimento saudável. É uma tendência muito popular nos cuidados da saúde naquele pequeno país. A palavra holandesa significa "cuidado dos vizinhos", "cuidado do bairro". É um modelo e ao mesmo tempo uma filosofia para cuidar do envelhecimento da população e vem sendo apontado como uma revolução da saúde primária. Além disso, obteve reconhecimento pelo World Economic Forum pela sua relevância.


Buurtzog é uma organização sem fins lucrativos e foi fundada em 2006 pelo enfermeiro Dos de Blok, em Almelo, uma pequena cidade no leste da Holanda. Ele e alguns colegas de enfermagem ficaram frustrados com a crescente burocracia na saúde e como os enfermeiros tinham cada vez menos tempo para a enfermagem. Assim, reuniram-se e se organizaram em pequenos grupos e o Buurtzorg foi concebido para ser oferecido às operadoras de seguro de saúde privadas, que têm custos altos com o homecare, sendo que nem todos os idosos necessitam de cuidados intensivos.



Em vez de ter uma equipe multidisciplinar para realizar tarefas específicas para pacientes idosos e vulneráveis, como limpeza, banhos e cuidados, uma enfermeira única passa a ser fornecedora de uma gama de cuidados. Além disso, uma equipe de dez enfermeiras é responsável por uma cidade ou bairro de cerca de dez mil pessoas. Durante uma visita típica, uma enfermeira de Buurtzorg faz café, senta e conversa com o paciente sobre sua saúde. Certifica-se de que há comida na geladeira, realiza tarefas clínicas, como a preparação da medicação e a verificação da pressão arterial. Depois ajuda o paciente no banho e a se vestir. Antes de sair, a enfermeira também alimenta o gato e o cão. Eles trabalham como "consultores de saúde", enfatizando a necessidade de bons hábitos para a prevenção de doenças, porém se encarregam dessas pequenas tarefas também. O diferencial é justamente conciliar atenção médica e serviço de cuidadores.


A filosofia de Buurtzorg é proporcionar cuidados gentis e respeitosos sem pressa. Existe uma regra de ouro: os enfermeiros devem passar pelo menos 60% do tempo em contato direto com o paciente. Com essa abordagem, uma enfermeira consegue dar assistência a cerca de quatro pacientes por dia.



O cuidado da vizinhança economiza dinheiro, porque simplesmente os pacientes permanecem na comunidade por mais tempo e os problemas de saúde são evitados e eles têm menos probabilidades de precisar de cuidados médicos, são menos propensos a serem hospitalizados e institucionalizados em casas de cuidados prolongados.


Nos últimos anos, vários países estão tentando adotar o modelo Buurtzorg, incluindo a Suécia, Alemanha, Áustria, Grã-Bretanha, Japão, China, Taiwan, Coréia do Sul e Estados Unidos, com resultados mistos.


Não é sempre fácil transplantar programas de saúde de um país para outro. Na Holanda, por exemplo, todas as pessoas têm seguro de saúde privado. Os cuidados domiciliares são cobertos e há incentivos financeiros para evitar que pacientes tenham cuidados prolongados.


Há também uma tradição de solidariedade social que valoriza o bem-estar dos outros, particularmente os idosos.


Interessante esta iniciativa. O paradigma do envelhecimento no Brasil pode e precisa ser mudado. Pense sobre isso!


Janeisa Tomás

Psicóloga - CRP 07/13857

Contato: (51) 99121-3545

Instagram: @janeisatomas

Link do perfil: https://www.terappia.com.br/team/detalhe/janeisa-maria-steinbach-tomás


#psicologiadaterceiraidade #buurtzorg #psicologiadoidoso #psicologiaidademadura #terceiraidade #envelhecimento #tratamento #psicologia #psicoterapia #psicologiaclinica #psicanalise #psicologa #psicoterapiaonline #psicologo #psico #psicologiaporamor #psicoterapeuta #psicologia #aplicativos #terapia #terapiaonline #comportamento #comportamentohumano #psicólogo #psicologo #saudemental #psicologico #psique #terappia #terappiaonline #blog #terappeuta #blogdoterappeuta



33 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo