top of page

Início da Depressão: Como identificar?

Atualizado: 27 de jul. de 2023


A abertura de uma conversa sobre o início da depressão ocorre através da comunicação verbal. Na porta de entrada sobre o assunto, é muito comum ouvir de pessoas ou durante os atendimentos psicológicos questionamentos com a seguinte frase:

  • Eu não tenho depressão, mas tive um início de depressão.

Essa afirmação revela um aspecto interessante da doença, que muitas vezes se manifesta de forma sorrateira e gradual, dificultando o diagnóstico precoce. É importante compreender que o início da depressão envolve uma série de fatores e sintomas que precisam ser devidamente analisados.


O início da doença pode ser variado, dependendo da personalidade do indivíduo, temperamento e eventos - independentemente da idade, classe social ou gênero. A atenção a alguns sinais, estágios e intensidades é fundamental, pois a depressão pode surgir de forma leve, moderada ou severa (profunda).


Os primeiros sinais do início da depressão podem variar de pessoa para pessoa. Algumas pessoas relatam sentir uma tristeza profunda e constante, uma sensação de vazio que parece nunca desaparecer. Já outras podem notar mudanças em seu apetite, apresentando perda ou ganho de peso significativo. Além disso, alterações no sono, como insônia ou sono excessivo, também podem indicar o início da doença.


Outro sintoma frequente no início da depressão é a perda de interesse ou prazer em atividades que antes eram prazerosas. A pessoa pode passar a evitar sair de casa, socializar e até mesmo se afastar das pessoas que ama. Uma tristeza profunda pode tomar conta da vida, afetando o humor e o comportamento do indivíduo.

Ademais, dentre outros fatores, uma grande queixa que aparece é de um cansaço prolongado e falta de energia. Outro ponto fundamental a ser levantado está relacionado aos problemas físicos, como dores de cabeça, dores musculares e problemas digestivos.


É importante mencionar que o início da depressão também pode estar associado a pensamentos negativos, pessimismo excessivo, dificuldade em tomar decisões, pensar claramente e baixa autoestima. A pessoa pode se sentir inútil e sem esperança, perdendo a motivação para realizar suas tarefas diárias e buscando isolamento.


Apesar dessa fase inicial da depressão ser muitas vezes negligenciada ou vista como algo passageiro, é fundamental cuidar-se desde o começo. Sendo uma doença que se manifesta de forma silenciosa e imperceptível, de leve a grave, a depressão requer tratamento específico, que pode envolver psicoterapia, uso de medicamentos corretos, porém não excessivos, e mudanças no estilo de vida.

É importante lembrar que cada pessoa enfrenta a depressão de forma singular e que o início da doença pode ser diferente para cada um. Conhecer seus sintomas, estar atento às mudanças emocionais e buscar ajuda são atitudes fundamentais para lidar com esse momento difícil. Lembre-se de que a depressão não define quem você é e que há esperança e tratamentos eficazes disponíveis. A busca por um profissional de saúde mental é sempre um passo importante nessa jornada desafiadora e de autodescoberta.


Em suma, é fundamental entender que a depressão é uma doença que afeta cada pessoa de maneira única. Reconhecer seus sintomas, estar atento às mudanças emocionais e a perda de sua identidade, além de buscar orientações e esclarecimentos, são atitudes cruciais para lidar com esse período difícil.


Lembre-se de que a depressão não define quem você é. A princípio, não descuide do seu bem-estar, da sua capacidade ou relute pensando que vai se frustrar ou que seja incompetente. Faça uma análise honesta de si para perceber quando você precisa de ajuda!


Diana Laura Ribeiro

Psicóloga CRP: 04/57365

Instagram: @psi_diana_ribeiro

Meu link no Terappia: diana-laura-ribeiro




27 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

❤️

bottom of page