top of page

O momento certo de ir para terapia!

Atualizado: 22 de jul. de 2022

A Psicologia é uma profissão regulamentada no Brasil há apenas 60 anos e até hoje boa parte das pessoas tem filmes e séries como principal referência sobre a psicoterapia que geralmente aparece como algo caro, e indicado para pessoas com graves problemas mentais.


Se você já leu “O pequeno príncipe” deve lembrar do dilema dos baobás. Ele fala que os baobás são árvores que devem ser arrancadas quando ainda são pequenas, pois se crescerem podem destruir o seu pequeno planeta, mas que é preciso saber diferenciar os baobás das roseiras para arrancar as plantas certas.


Cada ser humano, assim como o planetinha da história, é um solo que contém sementes boas e de ervas daninhas. A terapia é o local onde você vai aprender a diferenciar umas das outras e traçar a melhor estratégia de conservação do seu planeta antes que as ervas daninhas se tornem muito grandes e gerem estragos irreversíveis.


Por isso eu gostaria de te dizer que não importa qual o tamanho do seu sofrimento, a psicologia pode sim ajudar você. Com a revolução do atendimento online, tornou-se possível alcançar pacientes que jamais chegariam presencialmente: pessoas que moram muito longe, que tem pouco tempo, que não conseguem pagar um valor de consulta presencial... Porém, há um limite que não cabe ao terapeuta e nem à tecnologia superar: o seu desejo de iniciar a terapia.


São apenas dois critérios para saber se você está apto para esse passo: você sente que precisa de ajuda para resolver alguma questão? Você quer passar por este processo? Se sua resposta para estas duas questões é sim, então este é o momento de iniciar a terapia.


Cada dor é vivida de forma muito única, então, cuide de você respeitando seu tempo e sua necessidade. Não espere a dor se tornar insuportável para buscar ajuda, procure um profissional e agende sua terapia!


Fabiane Belarmino de Sousa

Psicóloga: CRP 14/063636

Instagram: @fabisuapsi

Meu perfil no Terappia: fabiane-belarmino-de-sousa

68 visualizações0 comentário
bottom of page