top of page

Como saber o que falar na primeira sessão de terapia?

Atualizado: 9 de nov. de 2022


Você vem pensando em iniciar terapia, mas esse pensamento passa pela sua cabeça quando você imagina como serão as sessões? Gostaria de dar uma noticia boa: quando você passa a considerar a possibilidade de procurar um profissional, seu processo terapêutico já começou, pois o primeiro passo é entender que existe uma situação que está lhe causando sofrimento e que você não conseguiu resolver com os recursos que tem (buscar conselhos de amigos e familiares, orientação religiosa, buscar na internet, ler sobre o assunto ou algum outro caminho que funcionou em outros momentos).


Isso quer dizer que você sabe muito bem sobre o que precisa falar, mas pode sentir que terá dificuldade em encontrar um profissional com quem se identifique. Minha sugestão é que você busque referências de pacientes anteriores, como os depoimentos disponíveis aqui no Terappia e após uma avaliação do perfil agende e vá ao atendimento aberto para conhecer o profissional. Algumas pessoas agendam e desistem, e é importante ressaltar aqui que você não está desistindo do profissional, mas do seu próprio processo terapêutico, por isso, reúna sua coragem e compareça ao atendimento ainda que não saiba o que dizer, pois o profissional te ajudará com isso.


Mesmo assim você gostaria de ir preparada? Então você pode recorrer a escrita, pense sobre o que está sentindo e faça uma listinha das coisas que considera importantes dizer ao se apresentar. As primeiras coisas que são importantes que a sua psicóloga saiba são:


1 - Qual a sua demanda, ou seja, o que te levou a procurar atendimento. Conte se aconteceu algum fato que impactou você, o que está sentindo no momento, e como isso afetou sua vida.


2 - Como é sua rotina: trabalho, estudo, família. Como é sua convivência com as pessoas? Sempre foi assim, ou mudou em algum momento da sua vida?


3 - Se você já teve alguma experiência com a psicologia.


Sempre tente fazer seu relato com o máximo de detalhes possível, pensando sobre como você se sentiu e o que pensou na situação que está relatando. Não se preocupe se a sua fala estiver desorganizada, também não é preciso filtrar “bobagens” ou “exageros”. Apenas fale, pois o seu relato é a matéria prima para o trabalho do psicólogo. Você pode ficar tranquila pois na relação terapêutica não há julgamentos, o tempo é seu, e se você precisar recuar em algum assunto, você também poderá fazer.


Por último, gostaria de lembrar que, assim como qualquer prestador de serviços pode ser que você realmente faça tudo isso, e não se sinta a vontade na sessão. Pode não gostar da abordagem, não simpatizar com a pessoa, não se sentir segura. Neste caso, cabe avaliar com sinceridade se o incômodo é uma desculpa para evitar entrar em contato com suas dores ou se realmente é interessante tentar com outro profissional, mas não desista de cuidar de você! Há muitos bons profissionais disponíveis, e com certeza você encontrará alguém com quem consiga seguir em frente.


Fabiane Belarmino de Sousa

Psicóloga: CRP 14/063636

Instagram: @fabisuapsi

Meu perfil no Terappia: fabiane-belarmino-de-sousa

104 visualizações1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page