top of page
Foto do escritorTainara Justiniano de Azevedo

O que se fala em um primeiro atendimento comigo?

Já ouvi de algumas pessoas que nunca fizeram análise ou terapia que elas ficam com receio de marcar uma primeira sessão, pois não sabem como vai ser ou tem receio de não saber o que falar. Então, decidi trazer para cá como funciona um primeiro atendimento comigo.


Antes de tudo, gosto de garantir que nas sessões há sigilo, ou seja, que o que for dito na sessão será preservado e ninguém mais além de mim, ouvirá. Por isso, também peço que quando for fazer as sessões, que o faça em um local em que seja possível manter a sua privacidade. Também gosto de dizer que é um espaço para se falar sobre o que quiser e que não haverá julgamentos.


Depois de me apresentar e garantir que é um espaço seguro, pergunto o que fez com que você buscasse por uma análise. Nesse momento, você pode falar o que tem sentido, quais são seus incômodos, se tem tido sintomas físicos, se teve mudanças de comportamentos, pode contar a sua história até o momento em que chegou até mim. Ao responder, eu ouvirei atentamente, mas também farei perguntas com o intuito de entender melhor o que está acontecendo e estimular você a falar mais. E não se preocupe, não há resposta certa ou errada, o espaço da análise é um momento seu, para que você possa falar sobre o que tiver vontade, então fique a vontade para falar da maneira que você quiser. É claro que eu estarei ali para te guiar, mas é em cima do seu dizer que vamos trabalhar.


Após ouvir sua história, seus incômodos e o que mais for surgindo, pergunto o que você espera de um processo de análise comigo: quais são suas expectativas, o que está buscando. Pergunto para entender e também para saber se meu trabalho poderá ou não te ajudar com o que você está em busca. Em seguida, explico como funciona meu trabalho e quais são os acordos de frequência, faltas, pagamentos, enfim, as questões mais práticas de funcionamento. Gosto de frizar também que estou sempre aberta ao diálogo, você pode tirar dúvidas ou propor outras possibilidades. Por fim, pergunto o que achou da sessão e se topa dar continuidade no processo de análise comigo.


E ai, o que achou? Vamos marcar uma primeira sessão?






15 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page