top of page

Psicólogo ou psiquiatra?


Quando uma pessoa busca atendimento para tratar emoções como medo, tristeza e ansiedade que estão se manifestando de forma desequilibrada é comum ficar em dúvida sobre qual destes profissionais escolher. Muitas vezes, estes dois profissionais trabalham em parceria, mas em funções diferentes, veja:

A Psiquiatria é uma especialidade médica, e apesar de ter a escuta do paciente como uma ferramenta importante no diagnóstico, o psiquiatra trata seus pacientes através da prescrição de medicamentos. É comum que recomendem atividade física e acompanhamento psicológico como atividades complementares ao tratamento, assim como o convívio social e a manutenção de algum hobby.

O uso de medicamentos alivia ou suspende os sintomas garantindo uma melhora na qualidade de vida do paciente, mas não necessariamente trata a causa do problema. Por exemplo: no caso de um transtorno de ansiedade, o medicamento auxilia no controle dos sintomas, mas não ensina a reconhecer os gatilhos que ativam a crise. Se interromper o uso, o paciente voltará a sentir as mesmas coisas.

A Psicologia, por sua vez, não é uma especialidade médica, e sim uma área de conhecimento diferente. O trabalho do psicólogo é realizar a escuta do paciente, e ajuda-lo a identificar padrões de comportamento, traumas, sentidos e significados construídos ao longo do tempo e a reconhecer e lidar com suas emoções, sentimentos e experiências. O psicólogo não pode prescrever medicamentos de nenhum tipo, nem mesmo naturais e pode acontecer que ao realizar a avaliação e início da psicoterapia perceba que o paciente necessita amenizar os sintomas para que consiga fazer contato com as situações dolorosas que a adoeceram e, nesse caso, solicita ao paciente que busque um psiquiatra.

Desta forma, pode se dizer que é possível que um paciente encontre melhora realizando tratamento apenas com psiquiatra ou apenas com psicólogo, mas principalmente nos casos mais graves, o ideal é realizar o acompanhamento multidisciplinar e usufruir da contribuição de ambos.

Se você tem dúvidas o ideal é realizar uma consulta para contar com a ajuda do profissional na tomada de decisão.


Fabiane Belarmino de Sousa

Psicóloga: CRP 04/36192

Instagram: @fabisuapsi

Meu perfil no Terappia: fabiane-belarmino-de-sousa



12 visualizações0 comentário
bottom of page