top of page

Solidão não é o destino: é só uma parada para se conectar.


Dall.e
Dall.e

Você se sente sozinho(a)? Talvez porque esteja cercado de pessoas, mas não consiga se conectar. Ou talvez porque, de fato, esteja só.

A solidão muitas vezes nasce de padrões de relacionamento complicados — falta de escuta, de compreensão ou até o excesso de cobrança. Afinal, como um vínculo pode crescer se você não sente espaço para ser você mesmo? Fingir ser outra pessoa pode te distanciar não apenas dos outros, mas também de si próprio.

Dall.e
Dall.e

Somos seres sociais, e precisamos do outro para crescer. Estudos mostram que a ausência de conexões significativas pode afetar nosso corpo e mente, contribuindo para ansiedade e estados depressivos. Quando não conseguimos usar nossas habilidades sociais ou não entendemos o contexto adequado para aplicá-las, elas podem enfraquecer com o tempo. Isso significa que a facilidade de se relacionar não vem de ser extrovertido ou tímido, mas sim do quanto tivemos oportunidades de desenvolver essas habilidades ao longo da vida.

Se conectar se torna mais difícil quando o mundo ao seu redor não acolhe, ou quando você não se sente preparado. Mas ninguém nasce sabendo: mesmo quem tem relações sólidas um dia precisou aprender, errar e encontrar espaços onde pudesse ser ouvido sem julgamentos.

Se a solidão tem sido um peso, saiba que buscar apoio psicológico pode fazer a diferença. Na terapia, você encontra um ambiente seguro para se expressar, aprender a se relacionar consigo mesmo e desenvolver laços mais genuínos.

Dall.e
Dall.e

Conectar-se pode parecer assustador, mas você não precisa ser extrovertido para criar laços verdadeiros. Comece sendo você. 💙


DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. Psicologia das Habilidades Sociais. 3ª. ed. São Paulo: Editora Vozes. 2013.

Murilo Henrique Chagas

Psicólogo - CRP 06/208235

Instagram: @murilohc.psi

Meu perfil no Terappia: aqui

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page