top of page

Emoções são para serem acolhidas e respeitadas

Atualizado: 14 de dez. de 2022


Quantas vezes ouvimos alguém dizer a uma pessoa: "Não acredito que você está triste com isso", "Não chore" ou então "Não fique triste"...


• Você já passou por essa situação?

•Alguém já pediu para você não sentir a emoção quando na verdade o que você mais queria era ser acolhido (a)?

• Como você se sentiu? 😥🤔


É muito comum ouvir e presenciar esse tipo de atitude, porém, quando você pede para uma pessoa negar suas emoções, reprimir de alguma forma o choro, a tristeza pode gerar um desconforto muito grande na pessoa. Quando a pessoa nega de alguma forma o que está sentindo, a chance das emoções voltarem a aparecer em um outro momento de forma intensa é grande, por isso, é de extrema importância que você permita que as pessoas e você sintam as emoções de acordo com as situações.


Essas narrativas sociais e familiares, passam uma ideia de que as emoções são erradas, ruins ou algum sinal de fraqueza. Essa narrativa é construída também através das vivências, por exemplo: uma criança que cresceu em um ambiente onde os pais não permitiam sentir emoções ou onde os pais sempre negaram as emoções para a criança durante o seu desenvolvimento, esta irá ser influenciada e condicionada a também fugir de suas emoções. Porém, é importante ressaltar que muitas vezes esse comportamento dos cuidadores não é proposital, a intensão na maioria das vezes é positiva, de poupar os filhos de emoções negativas, mas também não podemos negar o impacto que isso pode gerar na vida adulta.


"Com isso, entendemos que é essencial acolher as emoções suas e das pessoas que você gosta, que estão ao seu redor. Existem diversas formas de ajudar uma pessoa a lidar com a tristeza diante de alguma situação, sem ser reprimindo ou a invalidando".


👉 Lembre-se que, se você disser a alguém "Não fique triste", não irá fazer com que ela fique feliz, só irá fazer com que a pessoa esconda e evite a emoção, ela irá continuar alimentando sozinha o que sente de maneira oculta e em certo momento esse sentimento irá voltar com mais intensidade.


🤝 Formas de acolher:

• Eu estou aqui

• Imagino que seja difícil para você

• Quer conversar sobre?

• É seu direito ficar triste, você pode contar comigo

(Se não souber o que dizer, então, seja o silêncio ou o colo para alguém desabafar).


Heloísa Ardengue

🎓 Psicóloga CRP 06/180219


10 visualizações1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Resiliência...

olá meu nome é Roberta Mendes sou psicóloga e Psicopedagoga. Resiliência... Resiliência é a capacidade de se frustrar , se machucar e ainda assim se levantar. Na vida vamos enfrentar muito desconfort

bottom of page