top of page

Conhecer os seus pontos fortes e fracos?

Atualizado: 2 de dez. de 2023

Por que uma pessoa precisa estar atenta aos seus pontos fortes e fracos?

Pontos fortes e fracos
Pontos fortes e fracos

Estar ciente quanto aos aspectos que impulsionam uma pessoa a agir de determinada forma, seja essa ação positiva ou negativa, a auxilia a alcançar os objetivos almejados?


Estar atento para aquelas habilidades que um indivíduo, uma vez consciente, poderá usar a seu favor, seja do ponto de vista pessoal, profissional e nos mais variados contextos de vida, faz parte do ato de si conhecer.


Sabe-se que cada indivíduo possui um universo de qualidades a partir dos quais lança mão para interagir com o meio onde vive. Acontece, que na maioria das vezes, ele não se dá conta de que os possui e, acaba se dando mal em algumas situações. E isso acontece porque não está totalmente ciente de que além de possuir qualidades, também possui pontos fracos que o levam a tomar decisões que causam problemas a ele e ou aos outros.


Cada pessoa, quando consciente de seus pontos fortes e fracos, ou seja, consciente de suas qualidades e defeitos, tem a possibilidade de fazer escolhas que a levarão ou não a seguir adiante. Se conhecer é o primeiro passo para identificar o que tem de melhor e pior. E isso, requer prática e um investimento de tempo e atenção sobre si mesma.


Quando estiver ciente sobre o que tem de melhor, a pessoa se sentirá motivada a continuar fazendo o que faz e terá um olhar mais gentil sobre si mesma, pois saberá identificar aquelas situações com as quais será capaz de lidar de forma confortável. Por outro lado, ciente de seus pontos fracos, poderá olhar para eles como uma oportunidade para descobrir como melhorá-lo, e não, como um obstáculo intransponível.


Quer saber como começar a si conhecer?

Conhecer a si mesma
Autoconhecimento

Comece se questionando.


Pergunte a si mesma: o que eu gosto ou não em mim? Quais são os meus objetivos na vida pessoal e profissional? O que me faz sorrir e o que me desanima? Quais são as pessoas com as quais devo conviver e das quais devo manter distância? O meu jeito de ser e comportar tem a ver com os meus pontos fortes e fracos?


Além de se questionar, observe se é possível listar os seus pontos fortes e fracos a partir dos questionamentos feitos e reserve um tempo para refletir sobre o que observa em si mesma como sendo um comportamento positivo e negativo em relação ao ambiente em que está inserido. E, ao final, pense se a consequência obtida é boa ou ruim, e então faça sua escolha. Você poderá começar se perguntando sobre o que considera como positivo em si mesma e como isso a beneficia. Faça o mesmo, em relação ao que considera como negativo e como isso acaba levando-a ao prejuízo pessoal e profissional, por exemplo.


Você talvez esteja pensando se de fato você tem direito a escolhas.


Sim! Você tem.


Você é quem escolhe se quer continuar a obter os resultados provenientes do comportamento atual. Saiba que, quando uma pessoa se conhece bem, ela tem o poder de decidir sobre o que deseja para si, pois ela será capaz de assumir as consequências advindas de cada escolha feita.


Isso é fácil?


Às vezes, não! Pois se dar conta de que possivelmente um comportamento particular é o responsável por tornar uma situação difícil, costuma ser difícil de assumir.


Mas, por outro lado, quando essa mesma pessoa descobre que ela pode ser gentil consigo mesma e se dar a chance de mudar os resultados dos seus atos a partir de um novo olhar sobre si e sobre o ambiente em que está inserida, ela compreende o que deve fazer.


E, a depender do contexto onde está inserida, a pessoa será capaz de evitar, ou quem sabe, minimizar diversos transtornos que possivelmente estariam contribuindo para tornar o local frequentado indesejável.


Procure sempre que possível se informar e, sempre que necessitar, busque pelo auxílio de um profissional da saúde.


A psicoeducação deve fazer parte da vida de qualquer um. E se conhecer é o primeiro passo para fazer escolhas acertadas e ideais para você.


Lembre-se sempre de que o autoconhecimento faz parte dos cuidados com a sua mente, da mesma forma como cuida do seu corpo ao procurar se alimentar de forma adequada. Tal como o corpo necessita ser exercitado e nutrido diariamente, a mente também se beneficia do autoconhecimento diário para que alcance o bem-estar emocional e equilibrado - mente, corpo e alma.


Ustane Moreira

Psicóloga: CRP 04/14.823

Instagram: @terapiaarteesaude

Meu link no Terapia, Arte e Saúde: https://terapiaarteesaude.com//profile/ustane


11 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page