top of page

Além da Superfície

A Construção do Eu na "Olhada" do Outro

24 de set. de 2025

Renan Santos Pires da Silva

Autoconhecimento
Terappia Logo

Nossa existência é uma dança constante entre o eu e o outro. A famosa frase de Jean-Paul Sartre, "O inferno são os outros", ecoa a complexidade dessa relação. A "olhada" do outro tem o poder de nos transformar em um objeto, nos definindo e, por vezes, nos aprisionando em rótulos. Se somos vistos como "o inteligente" ou "o problemático", é fácil internalizar essa imagem e viver de acordo com ela, perdendo a liberdade de ser quem realmente somos.

 

No entanto, a filosofia de Merleau-Ponty oferece uma visão mais fluida e esperançosa. Para ele, nossa consciência e percepção do mundo (e de nós mesmos) são inseparáveis da presença do outro. É na inter-subjetividade que nossa identidade se constrói, mas não de forma estática. A presença do outro não precisa ser um obstáculo à nossa liberdade, mas sim um catalisador para um relacionamento autêntico.

 

A verdadeira questão é: como nos libertamos da "olhada" que nos limita e abraçamos a que nos enriquece? A resposta está em cultivar relacionamentos autênticos, onde o outro nos vê não como uma imagem fixa, mas como um ser em constante movimento e transformação. É nesse espaço de confiança e respeito que nossa individualidade pode florescer, e não ser apagada.

Últimas publicações desse Terappeuta

bottom of page