top of page

Pensamentos intrusivos

Porque estou pensando isso?!

19 de set. de 2025

Daniel Gomes Pinto

Psicoterapia
Terappia Logo

Em um mundo de constante estímulo, é comum que a nossa mente seja invadida por pensamentos indesejados. Eles chegam de repente, sem aviso, e podem ser perturbadores, estranhos ou até assustadores. São os chamados pensamentos intrusivos, e é importante saber que eles fazem parte da experiência humana.
O que são pensamentos intrusivos?
Pensamentos intrusivos são ideias, imagens ou impulsos que surgem na nossa consciência de forma involuntária e repetitiva. Eles não refletem nossos desejos, valores ou intenções, e geralmente causam ansiedade, culpa ou vergonha. Você pode se questionar "Por que eu pensei nisso?" ou "Será que eu sou uma pessoa ruim por ter esse tipo de pensamento?".
A verdade é que ter pensamentos intrusivos não significa que você irá agir de acordo com eles. A mente humana é complexa e, por vezes, produz conteúdos que parecem não fazer sentido. Tentar lutar contra esses pensamentos ou reprimi-los com força pode ter um efeito contrário, fazendo com que eles se tornem ainda mais frequentes e angustiantes.
O papel da psicoterapia
A psicologia oferece diferentes caminhos para lidar com esse desafio. A boa notícia é que, independentemente da abordagem, o objetivo principal é o mesmo: ajudar a pessoa a desenvolver uma nova relação com esses pensamentos.
A terapia não busca eliminar os pensamentos intrusivos, pois isso é praticamente impossível. Em vez disso, o foco é na aceitação e na observação. Por meio de técnicas e diálogos orientados, o psicólogo ajuda você a entender que um pensamento é apenas um pensamento. Ele não é um fato, uma verdade absoluta ou uma ordem a ser seguida. É apenas um evento mental passageiro.
Transformando a relação com seus pensamentos
Na psicoterapia, você aprende a não dar poder excessivo aos seus pensamentos intrusivos. Em vez de se deixar levar pela ansiedade que eles geram, você pratica a desconexão emocional. Isso permite que o pensamento chegue, seja reconhecido, mas não te domine.
Com o apoio de um profissional, é possível descobrir a origem dessa ansiedade e dos padrões de pensamento. O processo terapêutico fortalece a sua capacidade de tolerar o desconforto e de direcionar a sua atenção para o que realmente importa na sua vida. Aos poucos, você percebe que é o observador de seus pensamentos, e não sua vítima.
Se os pensamentos intrusivos estão afetando sua qualidade de vida, saiba que a busca por ajuda psicológica é um passo corajoso e importante. Você não precisa passar por isso sozinho. A terapia pode te fornecer as ferramentas necessárias para recuperar a tranquilidade e o controle sobre a sua mente.

Últimas publicações desse Terappeuta

bottom of page