top of page

POR QUE A ESTAGNAÇÃO ACONTECE

E COMO SEGUIR SUPERAR

13 de dez. de 2025

André Neto

Autoconhecimento
Terappia Logo

Você já se sentiu preso(a)?

 

Há momentos que sentimos que o pior lugar para estarmos é na rotina. Isso acontece, por exemplo, quando alguém se sente parado em sua carreira. Não necessariamente por que se odeia o trabalho a ponto de querer sair, mas também não se sente animado em continuar. Isso acontece também nos seus relacionamentos quando se sente insatisfeito com o rumo das coisas. Sente vontade de ser mais próximo das pessoas, de se sentir mais conectado e não se preocupar em envelhecer sem amigos. Isso se reflete nos objetivos pessoais. Vem então a vontade de querer começar novas rotinas, entrar em forma e passar seu tempo de maneiras mais significativas. Mas, em vez disso, se percebe deitado na cama, mexendo no celular e reclamando de como não se sente com energia. Isso é a estagnação.

 

Estagnação é a falta de movimento, crescimento ou desenvolvimento pessoal. Isso acontece quando certas áreas da vida param de progredir e começam a parecer travadas. Isso resulta em você se apegar aos certos padrões, rotinas ou hábitos, apesar de eles estarem te deixando infeliz.

 

EXEMPLOS DE ESTAGNAÇÃO

  • Estou no mesmo emprego há anos e me sinto desmotivado. Gostaria de estar fazendo algo diferente, mas não acho que conseguiria encontrar um emprego melhor. Tento me lembrar de que devo ser grato por estar trabalhando, mas quanto mais tempo fico, pior me sinto.
  • Preciso começar a me exercitar e cuidar melhor de mim. Toda vez que tento uma nova rotina, não consigo mantê-la. Não sinto que tenho tempo ou energia para fazer com que esses compromissos funcionem a longo prazo.
  • Não tenho muitos bons amigos ou relacionamentos familiares próximos. Desejo desesperadamente me sentir mais conectado com os outros, mas tudo o que tento fazer não funciona. Mesmo quando reúno energia para passar tempo com as pessoas, os relacionamentos não levam a lugar nenhum.
  • Meus relacionamentos com amigos e familiares parecem tensos. Eu não gosto da maneira como todos nós conversamos uns com os outros e me sinto frustrado e desanimado depois de estar perto deles. Sei que precisamos mudar a forma como nos comunicamos, mas não sei o que devo fazer.
  • Minha relação com minha fé parece deslocada. Tenho orado, meditado, estudado, lido textos sagrados, feito rituais e frequentado os locais de fé, mas não me sinto conectado ou em paz. Não me sinto engajado na minha fé, mesmo cumprindo todos os rituais.

O QUE CAUSA A ESTAGNAÇÃO?

 

Permanecer no mesmo lugar por muito tempo.

 

A estagnação pode acontecer naturalmente quando não fazemos mudanças por muito tempo. Isso faz com que nos tornemos cada vez mais inflexíveis e menos inclinados a mudar.

 

Experiências passadas desencorajadoras

 

É difícil deixar um lugar confortável quando se teve experiências ruins no passado. Essa é a razão pela qual muitas pessoas não aceitam novos empregos, não terminam relacionamentos que não estão dando certo ou evitam correr riscos necessários. Isso torna difícil imaginar como a mudança pode ter um impacto positivo em suas circunstâncias atuais.

 

Sentir-se estressado e esgotado

 

Fazer mudanças importantes pode exigir muito tempo e energia. Se você se sente constantemente esgotado com o seu dia a dia, é mais difícil dedicar tempo a mudar suas circunstâncias.

 

Estresse que não chega a ser insuportável

 

É difícil se motivar para sair da rotina se as coisas não estiverem em crise. A estagnação causa sofrimento ao longo do tempo, que é fácil de lidar no momento, mas tem um forte efeito tóxico a longo prazo. É por isso que você pode esperar anos antes de finalmente decidir que já chega de esperar.

 

Estar muito ocupado

 

É fácil não progredir em metas importantes quando se está muito ocupado. Todo o seu tempo e energia são sugados para outras coisas, deixando você sem energia para se dedicar a alcançar seus objetivos.

 

Esperar que as coisas se resolvam sem que você precise fazer nada

 

Às vezes, você pode ter sorte e seus problemas se resolvem sozinhos. Na maioria das vezes, ficar esperando só torna os problemas mais difíceis de lidar e aumenta o medo.

 

Distrações

 

Passar muito tempo no celular, navegando nas redes sociais ou assistindo TV acaba com a motivação.

 

A boa notícia é que existem várias coisas que você pode incorporar para superar a estagnação.

 

DICAS PARA SUPERAR A ESTAGNAÇÃO

 

Pare de dar desculpas

 

Existem muitos bons motivos para sua vida estar estagnada agora. Esse é o problema. Em vez de se concentrar em todos os motivos da sua estagnação, assuma a responsabilidade pelas coisas que você pode mudar na sua vida.

 

Concentre-se no próximo passo

 

Qualquer tipo de movimento ajuda a quebrar o ciclo da estagnação. Quer melhorar seu condicionamento físico? Comprometa-se a caminhar todos os dias. Você se sente sozinho e isolado dos outros? Comece a entrar em contato com pessoas que você conhece e tente ampliar seu círculo social. Você se sente desmotivado no trabalho? Faça um plano de como você pode mudar sua função no trabalho ou comece a fazer networking com outras pessoas e explorar novas posições.

 

Busque apoio em outras pessoas

 

É muito mais fácil manter a responsabilidade quando outras pessoas te ajudam a seguir em frente. Encontre pessoas de confiança que se importam com você, estão dispostas a te ajudar e realmente contribuirão para a sua busca por mudanças. Isso pode incluir a ajuda de um profissional, como um terapeuta, personal trainer ou coach de carreira. Se você sabe que não tem motivação suficiente para alcançar seus objetivos, tome a decisão de incluir alguém que fará a diferença.

 

Recuse-se a ficar parado

 

Não fazer nada em relação a um problema é uma decisão. Pare de tomar essa decisão. Em vez disso, comprometa-se a tomar uma decisão sobre como resolver o seu problema. Você não tem certeza de como proceder? Faça coisas que te ajudem a ter clareza. Você está insatisfeito com algo que está acontecendo no seu relacionamento? Reserve um tempo para iniciar uma conversa. Recuse-se a ser alguém que adia os problemas indefinidamente.

 

Pare de esperar pelo momento certo ou pela decisão perfeita

 

A maioria das decisões é melhor do que adiar uma decisão com estagnação. Ter algum tipo de movimento na sua vida facilita a criação de impulso para mudanças maiores. Não sabe para qual vaga se candidatar? Simplesmente se force a se candidatar a alguma. Está em dúvida se deve se matricular em uma academia ou contratar um personal trainer? Comece a caminhar e a se exercitar em casa antes de decidir. Não sabe qual seria o melhor momento para ter uma conversa importante? Agende um horário com a pessoa para conversar sobre isso.

 

Estabeleça prazos

 

Defina um horário para ter qualquer conversa importante, procurar um novo emprego ou começar uma nova rotina. Há poucas desculpas para não definir um prazo para o que precisa ser feito e como você planeja resolver.

 

Pare de perder tempo

 

Passar muito tempo no celular, assistindo TV ou navegando nas redes sociais diminui sua motivação para mudar. Além disso, essas atividades consomem um tempo valioso que você poderia investir para alcançar seus objetivos.

 

Esforce-se para tomar uma decisão

 

Muitas decisões são difíceis de tomar porque você não tem clareza sobre o que deve fazer. Embora a falta de clareza seja difícil, isso não significa que recusar-se a tomar uma decisão seja a melhor escolha. Estar no controle das suas decisões lhe dá mais confiança e domínio sobre o resultado. Se você se recusar a tomar uma decisão, será responsável pelo que acontecer, já que poderia ter agido antes.

 

PERGUNTAS PARA VOCÊ REFLETIR

  • Quais áreas da sua vida estão estagnadas?
  • Quais são os motivos dessa estagnação?
  • Como você pode dar um passo para gerar movimento na sua vida?.

Últimas publicações desse Terappeuta

bottom of page