top of page
  • Foto do escritorAna Nery

O que você espera da terapia? A importância do pedido de terapia

Atualizado: 31 de jul. de 2023

Na Análise Transacional, é comum utilizarmos o termo 'pedido de terapia' para tratarmos de um contrato terapeuta-cliente, isto é, um acordo entre ambas as partes em relação ao que se espera do processo terapêutico. Mas por que ele é tão importante?


Um pedido de terapia, a priori, aponta para um objetivo comum entre as partes, um norteador para o processo tanto em relação ao terapeuta quanto para o cliente. Além disso, este contrato evidencia o papel de cada um no processo, assim como suas disponibilidades para tal, visto que 50% é de responsabilidade do cliente e 50% do terapeuta.


Assim, caso as partes estejam bem orientadas em relação ao pedido de terapia, o processo tende a fazer mais sentido para ambos, sendo mais fluido - eu costumo dizer que, quando um pedido de terapia é bem acordado e faz sentido, torna-se mais fácil sustentar as partes que não são tão prazerosas assim dentro do processo (sim, elas existem!) em prol de um objetivo principal.


Nem sempre um pedido de terapia é fácil de ser definido, pois envolve muitas discussões, escuta e reflexões - sendo as sessões iniciais essenciais neste processo. No entanto, ele caminha no sentido da autonomia à medida em que o cliente também consegue perceber o quanto seu pedido já foi atendido e quais aspectos ainda precisam ser trabalhados.


Além de outros benefícios para ambas as partes, este norteador proporciona pensar com mais clareza e autonomia, inclusive, no processo de alta terapêutica - quando o pedido foi atendido e não há outro tema que seja de desejo do cliente trabalhar (no momento).


Assim, ao buscar a psicoterapia, o convite que fica é pensar::


Com açúcar e afeto,

Ana Carolina Martins Nery

Psicóloga Clínica

Pós-graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Pós-graduanda em Análise Transacional

CRP: 04/67763

Contatos: (34) 98403-7676

Instagram: @acarolnerypsi/

Meu link no Terappia: /ana-carolina-martins-nery


22 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Resiliência...

olá meu nome é Roberta Mendes sou psicóloga e Psicopedagoga. Resiliência... Resiliência é a capacidade de se frustrar , se machucar e ainda assim se levantar. Na vida vamos enfrentar muito desconfort

bottom of page