
Entendendo a Ansiedade
A ansiedade é uma emoção normal e faz parte da experiência humana. Ela se torna um transtorno quando é excessiva, persistente, desproporcional à situação e causa sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento diário do indivíduo.
Como a Ansiedade se Caracteriza?
Os transtornos de ansiedade são caracterizados por medo e ansiedade persistentes e excessivos, além de alterações comportamentais disfuncionais que a pessoa pode usar para tentar mitigar esses sentimentos. A distinção entre os diversos tipos de transtornos de ansiedade se dá pela situação específica que desencadeia o medo ou a ansiedade e pelas características dos sintomas.
O transtorno de ansiedade generalizado é caracterizado por preocupação excessiva sobre uma série de eventos ou atividades, ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos seis meses. A pessoa considera difícil controlar a preocupação e essa ansiedade está associada a três (ou mais) dos seguintes sintomas: inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele, fadiga fácil, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular e perturbação do sono.
Como a Terapia de Base Psicanalítica pode Ajudar?
Diferente de abordagens que focam apenas em técnicas para gerenciar os sintomas, a psicanálise busca uma transformação mais profunda e duradoura. Ao trabalhar na raiz da ansiedade, o objetivo não é apenas aliviar os sintomas, mas permitir que o paciente construa uma relação diferente com seus conflitos internos e seu desejo, resultando em uma vida com mais bem-estar e autonomia.
É importante ressaltar que a psicanálise é um processo contínuo, mas os aprendizados e o autoconhecimento adquiridos durante a terapia tendem a ter efeitos duradouros, auxiliando o paciente a lidar com desafios futuros de forma mais resiliente.
A ansiedade pode ser uma forma do psiquismo se defender de algo que é percebido como ameaçador, mesmo que inconscientemente. A psicanálise busca entender quais são essas defesas e como elas estão operando para manter a ansiedade. Ao desvendar esses mecanismos, é possível encontrar formas mais saudáveis de lidar com as situações que geram desconforto.
Se você está considerando a psicanálise para a ansiedade, buscar um psicanalista qualificado é o primeiro passo para iniciar essa jornada de autodescoberta e bem-estar.
Enfim…
Se você chegou até aqui, é provável que esteja buscando apoio, compreensão ou, quem sabe, um caminho para lidar com desafios que parecem grandes demais. Quero que saiba que você não está sozinho(a) nessa jornada. A terapia é um presente que você pode se dar: um espaço seguro, acolhedor e totalmente seu, onde podemos explorar juntos o que te aflige e o que te move.
Meu objetivo é oferecer um ambiente onde você se sinta à vontade para expressar seus pensamentos e emoções sem julgamento. Através do diálogo e de técnicas terapêuticas, vamos trabalhar lado a lado para entender suas dificuldades, desenvolver novas perspectivas e construir ferramentas que te ajudarão a viver uma vida mais plena e significativa.
Acredito que todos nós temos a capacidade de crescer e superar obstáculos, e a terapia é um caminho poderoso para despertar essa força interior. Seja para lidar com ansiedade, estresse, questões de relacionamento, autoconhecimento ou qualquer outra demanda, estou aqui para te guiar nesse processo de transformação.
Que tal começarmos essa jornada juntos? Ficarei feliz em agendar uma primeira conversa para que possamos nos conhecer e entender como a terapia pode te ajudar.
Estou à disposição para qualquer dúvida, é só falar comigo pelo WhatsApp.
(85) 9 8883-6380.
Um abraço,
Rachel Marinho Aquino Cavalcanti.





