
Em teoria sentir-se bem parece simples. A vida segue, os dias passam e existe uma expectativa enorme e silenciosa que deveriamos estar bem. Sempre produtivos ou gratos. É como tentar carregar uma mochila gigante em suas costas, em alguma hora terá que parar para descansar, e essa, é a parte mais dificil., pois não sabemos descansar e olhar para gente. Ficar bem não há manual do mundo que possa te dar as respostas, embora que com as facilidades do mundo moderno aonde há compras de ebook com passos simples para a sua saude mental, viver ainda é a melhor solução para buscar o que seria melhor para você.
Infelizmente sentir-se bem não depende exclusivamente só de você ou da sua boa vontade, em partes te ajuda a vivenciar para que tenha mais chances de alcançar o que é "estar bem", porém sua história, seu corpo, suas emoções e o momento de vida te influencia grandemente no "ficar bem. Como ficar bem se as experiencias humanas em sua totalidade não parece querer te ajudar?
Além disso, aprendemos desde cedo a evitar o desconforto, tentamos não sentir tristeza (pois não podemos nunca se senit tristes ou desesperançosos pois de certa forma isso significa que falhou na missão de ser agradecido por estar vivo) medo ( Você não se torna mais corajoso por não sentir medo, mas ninguém entenderia isso, nem mesmo você.) e o cansaço ( o que é natural visto como todos os dias parecem o mesmo). Estamos lutando contra pensamentos difíceis como inimigos, nem esperando que muita das vezes podem ser nosso aliados, um momento de reflexão e etc..) porém quanto mais brigamos com o que sentimos, mais presos ficamos. Emoções ignoradas não desaparecem, elas encontram outras formas de se manisfestar e ás vezes elas não são nada legais.
Mas será que todo mundo consegue lidar melhor com a vida que nós ou consegue sentir-se bem consigo mesmo? A resposta para essa pergunta pode ser um clássico da "psicologuês", que devolvemos com outra pergunta, "o que é estar bem para você?" Pois olhar para o pequeno fragmento de vivências de vida de outra pessoa pode nos travar e existir a famosa comparação, raramente vemos o que o outro carrega por dentro e a gente também não se vê por dentro.
Se sentir bem é dificil pela exaustão do dia a dia, ou até mesmo dos mesmos problemas sempre. Estamos tentando o tempo inteiro colocar nossas vunerabilidades de escanteio, como um goleiro desviando as bolas para escanteios e fazendo o tempo inteiro até uma possibilidade real de gol aonde pode levar aquele time a derrota, estamos tentando ser fortes o tempo inteiro mas estamos nos cansando facilmente, nos sentindo exaustos, e no fim não tão bem quanto gostariamos.
Talvez sentir-se bem para você é estar cercado de natureza, ou ir em algum lugar como um restaurante, ou até mesmo ir caminhar perto do bairro. Há várias formas de encontrar o se sentir bem, cabe a lembrar que no "até se sentir bem" existe um imenso desconforto, seja de pensamentos ou emoçoes.
Eduarda Padrone,
CRP: 05/81153
Terapia Cognitiva Comportamental & Terapia de aceitação e compromisso :)





