top of page

Eu e a bipolaridade

10 de set. de 2025

Angela Cristina Borges Bezerra

Saúde mental
Terappia Logo

✨Um breve desabafo✨
Afinal… qual é a verdade face do TAB? (Transtorno afetivo bipolar).
Ouso em dizer que as duas, mas calma!! Minha personalidade não muda em nada! Eu ainda continuo com os mesmos valores, mesmas metas, mesmos sonhos, mesmo tudo. Só que, são dois polos na mesma pessoa com as mesmas ideologias. Um polo negativo, no qual a depressão chega como um tsunami, levando tudo aquilo que vê pela frente, gerando uma bagunça absurda, colocando tudo fora do lugar, sem que nada faça sentido. Do outro lado da moeda, temos o polo positivo, aqui os pássaros cantam, o dia é ensolarado, pessoas saem saltitantes na rua e você é simplesmente capaz de alcançar o inalcançável, afinal, você é você! Dificilmente as pessoas serão tão boas quanto você.
Já pensou em viver isso tudo em questão de semanas/meses. Imagina você se questionar de quem você é e da suas metas sendo que elas estavam tão limpas em sua mente, ao ponto de você alcançá-las facilmente, e simplesmente do nada, nadinha ter o menor sentido, a menor lógica ou porque…
Essa montanha russa de humor inabalável e altamente abalada, sou eu! E digo mais, que inferno viver dentro de uma cabeça que ora quer uma coisa e de repente…o brilho daqui sumiu… do nada.
Faço esse desabafo pelo fato de que, hoje, vivemos em uma sociedade onde a exaustão é sinônimo de força. Mas pra mim, a exaustão é sinônimo de que lá vem mais um tsunami mudando tudo. Em que vidas exatamente belas, ativas, rotinas cheias de afazeres incríveis, que nossa, quem não queria, não é mesmo?
Só que para mim, tudo isso na minha cabeça vem como uma bomba, quando estou na fase deprimida, a culpa cai sobre mim como um elefante cinza, o maior da manada, pois eu devia estar como antes, inabalável. Só que quando isso acontece, eu sei que logo depois o tombo vai ser grande, mas eu não me importo, vivo meus dias como se a vida fosse acabar naquele momento, então eu tenho que ser o máximo!
Nessa guerra fria entre um lado saber que pode atacar tudo e mudar as coisas, fica a irritabilidade, e essa aí meu amigo, é minha fiel parceira

Mas o importante de tudo isso, é que não importa em qual estado eu esteja, eu sempre serei EU!

Últimas publicações desse Terappeuta

bottom of page