
Você já passou por aquela situação onde, logo após uma discussão com o parceiro, um dos dois simplesmente "desliga", para de falar e age como se o outro fosse invisível? No senso comum, esse comportamento é conhecido como "dar um gelo". Na psicologia, nós o chamamos de tratamento do silêncio.
Embora para quem o pratica pareça uma forma de evitar mais brigas ou um mecanismo de defesa, a verdade clínica é que o silêncio punitivo é uma das ferramentas mais nocivas para a saúde de um relacionamento.
Hoje, vamos entender por que esquivar-se do diálogo funciona como uma punição que enfraquece o vínculo emocional e como você pode substituir essa atitude por um tempo de autorregulação saudável.
O Silêncio como Punição Emocional
Na Análise do Comportamento, o "dar um gelo" é classificado como uma forma de punição. Ao retirar a atenção, o afeto e a comunicação, a pessoa está, de maneira consciente ou inconsciente, tentando controlar ou "castigar" o comportamento do outro.
O grande problema é que o silêncio não resolve o conflito; ele apenas gera novos sintomas:
Ativação da rejeição: Para quem recebe o "gelo", a sensação de ser ignorado ativa áreas cerebrais semelhantes às da dor física. A mensagem implícita que a pessoa recebe é: "Você e os seus sentimentos não têm valor para mim agora".
Alimento para a ansiedade: O silêncio cria um vazio de informações. Diante disso, a mente do parceiro que foi isolado começa a criar os piores cenários possíveis, elevando os níveis de ansiedade e ativando crenças de desamor e desvalor.
Enfraquecimento do vínculo: Quando o gelo se torna o padrão do casal, a segurança emocional da relação é destruída. O casal deixa de ser um "porto seguro" e passa a ser um campo minado, onde expressar o que sente pode resultar em abandono temporário.
Busque ajuda profissional: Romper padrões de comportamento que se repetem há anos nem sempre é fácil. Muitas vezes, a dificuldade em estabelecer limites saudáveis ou o medo de encarar conversas difíceis estão atrelados a vivências e histórias do passado. Se você percebe que a comunicação no seu relacionamento está travada no ciclo do silêncio ou das brigas constantes, a psicoterapia pode ajudar a desenvolver a assertividade, a inteligência emocional e o fortalecimento do amor-próprio necessários para construir vínculos baseados no respeito mútuo.
Keni k de Paula
Psicóloga Clínica – CRP 04/84557
Formação em TCC e Especialista em Análise do Comportamento





