top of page

O CÉREBRO PRODUZ HORMÔNIOS QUANDO ESTAMOS COM ESTRESSE.

Assim como a ansiedade, que pode ser positiva para alguns momentos e ser nagativa em outros, o estresse também pode ser positivo em...

26 de dez. de 2024

Alexandre Figueiredo

Terappia Logo




ree



Assim como a ansiedade, que pode ser positiva para alguns momentos e ser nagativa em outros, o estresse também pode ser positivo em algumas situações e em outros pode alcançar picos negativos, comprometendo a saúde física e psíquica. Alguém que desenvolve o estresse, normalmente apresenta sintomas na relação com os outros no trabalho, em famíilia, na descapitalização, na relação afetiva, na relação social, dentre outros. Podemos dizer que quando a falta de controle de suas emoções ultrapassam a normalidade elas desencadeiam sintomas exacerbados, como irritabilidade, impaciência, falta de bom trato, desrespeito e outros, comprometendo a vida normal do portador.

Isolamento, falta de paciência sobre qualquer assunto, falta de produtividade, descuido pessoal, agressividade, são muito comuns quando surge o estresse e podemos dizer que são vistas com facilidades as alterações físicas e emocionais do portador. Alguém com estresse tem seus hormônios alterados e eles irão interferir no comportamento, .é uma espécie de defesa para enfrentar o perigo. Um estresse chamado normal é quando alguma situação pode surgir e por defesa a pessoa entra em um estado de alerta para poder se defender, seja verbalmente ou físicamente dentro da normalidade, um estresse que logo passa, assim que termina a tarefa.

Os humanos produzem hormônios, seja para uma ação normal quanto numa ação implicada, estes hormônios se alteram e se tornam potencializadores nos comportamentos positivos e negativos, os descontroles do estressado, a chamada defesa tem outra proporção, a negatividade vem

acompanhada das inseguranças e despropósitos, sintomas visíveis quando falamos sobre estresse. Podemos falar também de alguns transtorno como a Síndrome de Burnout, diretamente ligada ao trabalho, Transtorno do Estresse Pós-Traumático, Estresse Crônico, Estresse Agudo Episódico, todos tem os mesmos sintomas, o que modifica é a origem do comportamento.

Entendi que sintomas psicossomáticos também surgem no quadro como dor de cabeça e nas costas, prisão de ventre, fadiga, sudoreses, gastrite, refluxos, insônia e outros. O corpo fala. Apesar de estar citando vários sintomas sobre Estresse, entendi que a parte orgânica, os hormônios, está diretamente implicada no quadro clínico. O mundo a volta do portador também existirá, este podemos chamar de origem do problema, o objeto desencadeador, podendo ser o trabalho, familiares ou sociais, situação que o estressado não saberá lidar, atuando negativamente nas relações, o que será prejudicial consigo mesmo. O assunto é longo, fica aqui uma reflexão sobre o estresse. Atendo on line, faça contato.




Últimas publicações desse Terappeuta

bottom of page