
Existem pessoas que desenvolveram uma relação tão profunda com a responsabilidade que passaram a acreditar que precisam lidar com tudo sozinhas.
Assumem demandas, resolvem problemas, acolhem necessidades alheias e seguem funcionando mesmo quando já estão emocionalmente sobrecarregadas.
Na clínica, esse padrão nem sempre está relacionado à capacidade de fazer muitas coisas. Frequentemente, está ligado à dificuldade de reconhecer limites, delegar responsabilidades e confiar que podem contar com o apoio de outras pessoas.
Por trás da aparente autonomia, muitas vezes existe o receio de decepcionar, incomodar, parecer vulnerável ou não corresponder às expectativas.
O problema é que sustentar tudo sozinha pode gerar um acúmulo silencioso de desgaste emocional.
Com o tempo, a sobrecarga deixa de ser uma situação pontual e passa a se tornar uma forma de funcionamento.
Autonomia é uma habilidade importante.
Mas acreditar que você precisa carregar tudo sozinha, o tempo todo, costuma ter um custo emocional elevado.





