top of page

Por que eu me sinto tão dependente emocionalmente de alguém?

Quando o medo de perder um relacionamento faz você se afastar de si mesma

11 de mai. de 2026

Ana Clara Valoz Sampaio

00:00 / 01:04
Mulher

Ouça esse artigo usando o player acima.

  • Texto em 4 linhas

  • ​Texto em 4 linhas

  • ​Texto em 4 linhas

  • Texto em 4 linhas

image_edited.png
Terappia Logo

Muitas mulheres chegam na terapia dizendo:

“Eu sei que esse relacionamento me machuca, mas não consigo sair.”
ou
“Minha vida gira em torno dele.”
ou até:
“Eu sinto que sem essa pessoa eu fico vazia.”

E geralmente a dependência emocional não começa de forma óbvia.
Ela costuma começar em pequenos comportamentos que vão sendo normalizados:

  • precisar constantemente da validação do outro;
  • sentir ansiedade quando a pessoa demora a responder;
  • medo intenso de ser abandonada;
  • dificuldade de colocar limites;
  • se anular para evitar conflitos;
  • aceitar situações que machucam por medo de perder o relacionamento;
  • sentir que sua autoestima depende da forma como o outro te trata.

Com o tempo, a relação deixa de ser um espaço de troca saudável e passa a virar um lugar de insegurança, vigilância emocional e sofrimento constante.

E muitas vezes você até percebe isso… mas sente dificuldade de mudar.

Dependência emocional não é “amar demais”

Existe uma diferença importante entre amar alguém e depender emocionalmente dessa pessoa.

No amor saudável, existe vínculo, carinho, conexão e presença.
Na dependência emocional, geralmente existe medo, ansiedade, carência excessiva e necessidade constante de confirmação.

A relação começa a ocupar um espaço tão grande que você vai deixando partes de si mesma de lado:

  • sua autoestima;
  • sua individualidade;
  • seus limites;
  • seus desejos;
  • sua autonomia emocional.

E isso pode gerar um desgaste psicológico muito profundo.

Como isso também afeta sua sexualidade

Muitas mulheres não percebem o quanto a dependência emocional também impacta a vida sexual.

Quando existe medo constante de rejeição, insegurança emocional ou necessidade excessiva de aprovação, a sexualidade deixa de ser vivida com liberdade.

Algumas mulheres:

  • sentem dificuldade de expressar desejos;
  • fazem coisas para agradar o parceiro mesmo sem vontade;
  • associam sexo à validação emocional;
  • têm vergonha do próprio corpo;
  • vivem ansiedade durante a intimidade;
  • sentem desconexão consigo mesmas.

A sexualidade feminina saudável não deveria nascer do medo de perder alguém.
Ela precisa partir de conexão, segurança emocional e liberdade para ser quem você é.

Mas por que isso acontece?

Na maioria das vezes, a dependência emocional não surge “do nada”.

Ela pode estar relacionada a:

  • experiências emocionais dolorosas;
  • medo de abandono;
  • relações instáveis;
  • baixa autoestima;
  • necessidade de aprovação;
  • crenças construídas ao longo da vida sobre amor e valor pessoal.

E é importante entender uma coisa:
perceber esse padrão não significa culpa.
Significa consciência.

E consciência é o primeiro passo para mudança.

A psicoterapia pode ajudar você a construir relações mais saudáveis

Na terapia, o objetivo não é fazer você “deixar de amar”.
É ajudar você a se reconectar consigo mesma sem precisar se abandonar para manter um relacionamento.

Através da psicoterapia, é possível:

  • fortalecer autoestima;
  • desenvolver autonomia emocional;
  • compreender padrões afetivos;
  • melhorar a relação com sua sexualidade;
  • aprender a colocar limites;
  • reduzir ansiedade nos relacionamentos;
  • construir vínculos mais saudáveis e conscientes.

Eu sou psicóloga e sexóloga, e ajudo mulheres de todo o Brasil que vivem inseguranças emocionais, dependência afetiva e dificuldades relacionadas à autoestima, relacionamentos e sexualidade.

A terapia é um espaço para você se compreender com mais profundidade, desenvolver autonomia emocional e construir relações em que você não precise se perder de si para ser amada.

Últimas publicações desse Terappeuta

bottom of page