top of page

Só sei que nada sei: a chave para a mente de principiante

Como essa pequena mudança de mentalidade pode transformar sua vida?

26 de ago. de 2025

Ian Merath Reis Almeida

Saúde mental
Terappia Logo

Você já se perguntou por que aquela famosa frase de Sócrates — "Só sei que nada sei" — é tão poderosa? Ela nos convida a cultivar, momento a momento, a mente de principiante, um pilar essencial do mindfulness (atenção plena). Essa mentalidade nos incentiva a vivenciar cada experiência como se fosse a primeira vez. O cultivo dessa postura mental carrega um incrível potencial de transformação na nossa vida, o que a maioria de nós nem imagina.

Pense em algo que você hoje provavelmente faz no piloto automático, como dirigir. Quando você ainda estava aprendendo essa técnica, sua atenção era total. Isso porque cada movimento, cada detalhe era novo e complexo. Com o tempo, essa tarefa se tornou automática. Atualmente, por vezes, você deve se deparar chegando ao destino sem se lembrar do caminho percorrido. Isso acontece porque, no momento em que acreditamos dominar essa atividade, aquela presença total na execução, que antes era fundamental, se torna dispensável. O mesmo vale para tudo na vida: desde caminhar até interagir com os outros.

Esse "saber de tudo" nos fecha para novos aprendizados. Nos comportamos no piloto automático, replicando o aprendizado já adquirido, sem necessidade de nos abrir para aprimoramentos. Com isso, repetimos padrões negativos sem perceber, e só notamos o problema quando nos deparamos com impactos mais severos.

A mente de principiante nos liberta desse ciclo. Ao nos vermos como eternos aprendizes, estamos sempre atentos ao presente. Isso nos permite, constantemente, observar com atenção nossos padrões desenvolvidos e questionar se eles ainda fazem sentido, reparando o que precisa ser ajustado antes que o problema se agrave.

No fundo, o mindfulness nos ensina a abandonar a postura de "expert" e a abraçar a curiosidade de uma criança que está aprendendo a viver. Ele é um convite para experimentar cada momento da vida, desde as tarefas mais corriqueiras, com maior presença e vivacidade.

Quer transformar seu dia a dia?

Para aprofundar essa reflexão e aprender a colocar a mente de principiante em prática, acompanhe o meu podcast, Vivendo com Atenção Plena. Lá, faço um mergulho mais profundo nesse tema e disponibilizo práticas acessíveis para, hoje mesmo, te ajudar a viver com mais presença e consciência.

Ian Merath

Psicólogo - CRP 05/79027

📌 Instagram: @psicologoianmerath

🎧 Podcast no Spotify: Vivendo com Atenção Plena

Sobre o autor

Ian Merath é psicólogo (CRP 05/79027), formado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e especializado em mindfulness. Atua como psicólogo clínico e instrutor de mindfulness, oferecendo programas em grupo. Seu trabalho foca na gestão emocional, saúde integral e no desenvolvimento do autoconhecimento como ferramentas para uma vida mais consciente e plena.

#ansiedade #saúdemental #depressão #mindfulness

Últimas publicações desse Terappeuta

bottom of page