
Como você tem lidado com suas emoções?
Há quem diga que é melhor se distrair. Será? Quantas pessoas recebo no consultório com ansiedade crônica, resultado de medos não expressos. Ou deprimidas, esquecidas de si…
Terapia não é “só conversar”. E olha que mesmo se fosse, já seria bastante potente. Mas a terapia é mais que isso. É um espaço seguro para expressão de todos os tipos de sentimentos ou sensações.
Mas será que todo mundo precisa de terapia? Eu não considero que seja assim. Para começo de conversa, nem todo mundo quer mudar. Acredito que precisa de terapia quem quer mudar, quem está mudando e precisa de ajuda para se compreender nesse processo, se descobrir em sua autenticidade e coerência entre o próprio sentir e o próprio agir.
Terapia é para quem quer ser si mesmo, para quem quer acessar e explorar as próprias emoções. Para quem quer se experimentar em relações saudáveis, talvez diferentes das que já conheceu até aqui. Para quem quer se reencontrar, enfrentar seus medos, conhecer seu tempo, se percebendo com honestidade e acolhimento.
E pra finalizar, terapia não é milagre nem garantia de “cura”, muito menos algo que o terapeuta te dá ou faz por você. Terapia é trabalho amoroso. Um trabalho que você faz por você. O terapeuta é apenas um facilitador, que irá te acompanhar nesse processo de desenvolvimento cheio de emoções!





