O que são Pensamentos Automáticos e por que eles são importantes para a terapia?
- Matheus Silva
- 27 de jun. de 2024
- 1 min de leitura

Beck, um dos principais estudiosos da TCC, define os pensamentos automáticos como aquele pensamento vinculado a emoção, por exemplo; acontece uma situação, seja boa ou ruim, e o primeiro pensamento que vem na sua mente, seria o pensamento automático.
Dentro dos pensamentos automáticos existem os disfuncionais, que são os que precisam ser estudados durante a terapia, pois eles trazem sofrimento
Um pensamento automático disfuncional é aquele que não corresponde à realidade sendo sempre negativos, por exemplo; quando você sente seu coração acelerado e seu primeiro pensamento é pensar que vai ter um infarto e vai morrer, quando no seu histórico de vida você nunca apresentou nenhum problema relacionado ao seu coração.
Como deu para perceber, eles falam bastante sobre o que pensamos em um momento, seja ele positivo ou negativo e por isso é importante registrar e comunicar esses pensamentos durante a terapia, pois através deles podemos ter acessos a sua crenças e podemos modifica-las ou ajudar a lidar melhor com elas.
Existe pensamento automático positivo?
Sim, existem também os positivos que tem função de reforçar e te estimular; por exemplo; “eu sabia que iria conseguir”, “eu confio nas minhas capacidades”.
Se ficou algum duvida, não hesite em perguntar :)
Comments