
Ser boa o tempo todo é uma forma sofisticada de medo.
Você não evita conflito porque é madura. Você evita conflito porque teme rejeição.
29 de abr. de 2026
Fernanda Oliveira Souza
Ouça esse artigo usando o player acima.
-
Texto em 4 linhas
-
Texto em 4 linhas
-
Texto em 4 linhas
-
Texto em 4 linhas

Existe uma diferença entre ser gentil e viver com medo de rejeição.
Na prática clínica, a agradabilidade excessiva muitas vezes funciona como estratégia de proteção:
“Se eu errar, posso perder vínculo.”
Essa regra interna nem sempre é consciente, mas orienta decisões, regula emoções e sustenta padrões de autoanulação.
O custo aparece em forma de ansiedade relacional, autocrítica elevada e dificuldade de se posicionar.
Na perspectiva da Terapia Cognitivo-Comportamental, isso costuma estar ligado a crenças centrais de desvalor e estratégias compensatórias de agradar.
Ser saudável emocionalmente não é agradar sempre. É suportar o risco de desagradar sem sentir que isso ameaça sua existência.
Quando você erra… o que você teme perder?




