top of page

Ser boa o tempo todo é uma forma sofisticada de medo.

Você não evita conflito porque é madura. Você evita conflito porque teme rejeição.

29 de abr. de 2026

Fernanda Oliveira Souza

00:00 / 01:04
Psicologia

Ouça esse artigo usando o player acima.

  • Texto em 4 linhas

  • ​Texto em 4 linhas

  • ​Texto em 4 linhas

  • Texto em 4 linhas

image_edited.png
Terappia Logo

Existe uma diferença entre ser gentil e viver com medo de rejeição.

 

Na prática clínica, a agradabilidade excessiva muitas vezes funciona como estratégia de proteção:

“Se eu errar, posso perder vínculo.”

 

Essa regra interna nem sempre é consciente, mas orienta decisões, regula emoções e sustenta padrões de autoanulação.

O custo aparece em forma de ansiedade relacional, autocrítica elevada e dificuldade de se posicionar.

 

Na perspectiva da Terapia Cognitivo-Comportamental, isso costuma estar ligado a crenças centrais de desvalor e estratégias compensatórias de agradar.

 

Ser saudável emocionalmente não é agradar sempre. É suportar o risco de desagradar sem sentir que isso ameaça sua existência.

 

Quando você erra… o que você teme perder?

Últimas publicações desse Terappeuta

bottom of page