top of page

O que a Ansiedade pode causar e como tratá-la?

  • Foto do escritor: Giovanna Canassa
    Giovanna Canassa
  • 13 de nov. de 2024
  • 1 min de leitura

ree

A Ansiedade é, sem dúvidas, uma das maiores dificuldades que motivam as pessoas a buscarem ajuda. Mas o que poucos sabem é que há diversos sintomas físicos, emocionais e até outros transtornos que podem surgir associados a ela.

Primeiramente, podemos dizer que o ansioso tende a criar e fantasiar cenários catastróficos, normalmente embasados em situações diminutas, o que ocasiona um sofrimento significativo. Mas como identificar a ansiedade e seus sintomas?


Fisicamente, é comum que o ansioso tenha alterações gastrointestinais; taquicardia; falta de ar, respiração ofegante ou dificuldades para respirar; alteração de peso (aumento ou redução); sudorese; desregulação do ciclo menstrual; bruxismo (ou pressionar os dentes); dores musculares devido à tensão; dentre outros sintomas que podem aparecer.


Emocionalmente, os sintomas mais comuns da ansiedade costumam estar associados à dificuldade de pensar racionalmente; insônia ou sono conturbado; procrastinação; dificuldades de concentração; e sensação de perda de controle.


Há ainda os Transtornos que podem vir associados à Ansiedade, dentre os quais podemos citar o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG); Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC); Depressão; Fobia social; Transtorno do Pânico; e Agorafobia.


Diante disso, é importante ressaltarmos que a Ansiedade pode e deve ser tratada. Para isso, o caminho é a psicoterapia e, em alguns casos, o tratamento medicamentoso devidamente prescrito e acompanhado por um médico.


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page